Buldogue Inglês, Buldogue Francês, BoxerShar-pei, Labrador, Chow Chow, Pug, Shih-Tzu: se o seu pet pertence a estas raças, leia a matéria completa.

O que todas estas raças têm em comum? Pele em excesso! E o que isto pode trazer de problemas futuros é o que veremos agora.

Animais com excesso de pele, principalmente na região da face, podem sofrer com um problema chamado entrópio. O entrópio nada mais é que uma situação onde a pálpebra do animal se inverte, ou seja, a camada que deveria ficar para o lado de fora se volta para o lado de dentro. Desta forma, os cílios e pelos ficam em contato direto com a conjuntiva e a córnea. E é exatamente aí que mora o problema.

Animais com entrópio podem sofrer não apenas com o incômodo de ter pelos e cílios encostando nos olhos, mas também com lesões oculares, como úlcera de córnea, por exemplo.

Esta situação pode ser em decorrência de um defeito no desenvolvimento (genético) ou como consequência de outras situações, traumas e problemas oculares.

A maior ocorrência é de entrópio congênito, ou seja, de origem genética. Por este motivo, raças como o São Bernardo, Cocker Spaniel, Basset Hound, Rottweiler, Poodle, além das raças citadas no início da matéria são as mais predispostas.

O tratamento de entrópio inclui a correção cirúrgica da posição da pálpebra, bem como o tratamento de problemas secundários, como a irritação da conjuntiva ou mesmo úlceras de córnea.

Este problema pode e deve ser corrigido tão logo quanto o tutor perceba que há algo errado com os olhos do seu pet. Isso porque as consequências desta inversão da pálpebra com irritação ocular podem levar o animal à cegueira em casos mais graves de úlcera na córnea.

Então, se você perceber que seu pet está com alguma irritação e tiver com qualquer problema, consulte o veterinário de confiança e não espere a situação se agravar, esta é a decisão mais sábia.

 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

 

9486 Visualizações
( 6 )

Veja também:

Vacinação---esclarecimentos-para-uma-boa-proteção
Vacinação – esclarecimentos para uma boa proteção
Meu-cachorro-esta-com-caspa
Meu cachorro está com caspa
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest