Quando falamos em erliquiose, ou também conhecida como Doença do Carrapato é muito comum pensarmos logo nos danos que essa enfermidade causa nos cães, não é mesmo? Mas você sabia que a Erliquiose também pode atingir os felinos? É isso que vamos conhecer agora.

O QUE É A ERLIQUIOSE FELINA?

A erliquiose felina é uma doença causada por uma bactéria que atinge as células sanguíneas, chamada de Ehrlichia sp. Essa bactéria é transmitida pela picada do carrapato, assim como ocorre em cães.

O CARRAPATO DO GATO É O MESMO QUE O DO CÃO?

Sim. O carrapato Rhipicephalus sanguineus que pode transmitir a doença do carrapato em cães também a transmite para gatos, embora seja menos comum.

O CARRAPATO DO GATO É O MESMO QUE O DO CÃO?

Sim. O carrapato Rhipicephalus sanguineus que pode transmitir a doença do carrapato em cães também a transmite para gatos, embora seja menos comum.

POR QUE A DOENÇA DO CARRAPATO É MENOS COMUM EM GATOS?

Talvez o fato de os bichanos passarem muito tempo de seu dia tomando longos banhos faz com que eles encontrem esses hóspedes indesejáveis com muito mais facilidade que os cães.

QUAIS OS SINTOMAS DA ERLIQUIOSE FELINA?

A erliquiose felina pode levar a sintomas e mudanças de comportamento como, por exemplo, a falta de apetite, febre, secreção nasal, sangramentos e apatia. Ao observar qualquer sintoma, consulte o Médico Veterinário o quanto antes para evitar que a doença se agrave.

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO?

O diagnóstico deve ser feito sempre pelo Médico Veterinário através de um histórico completo do animal, aliado a um bom exame físico e exames complementares, como o hemograma, por exemplo.

COMO É FEITO O TRATAMENTO?

Como a doença é causada por uma bactéria, o tratamento deve envolver o uso de antibióticos e correção de todos os problemas secundários, como anemia, falta de apetite e outros.

Além disso, é fundamental controlar o parasita (carrapato) no ambiente e também no animal para evitar que o pet se recontamine futuramente.

Se você gostou dessa matéria, compartilhe-a com seus amigos. Continue nos acompanhando por aqui, porque sempre tem conteúdo exclusivo para você!

 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

Thor - Bicho Amigo | Lupus Alimentos

 

Este é Thor!
Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!

ACOMPANHE-NOS NO FACEBOOK E INSTAGRAM!

Veja também:

Matéria-plantas-venenosas-Site
Quais plantas são venenosas para cães e gatos?
Matéria outubro_Gato com Diarreia
Doença do carrapato em cães: por que e como ficar longe desse problema?
QR Code Business Card