Os animais são altamente adaptáveis, porém, mudanças bruscas na rotina ou alguns animais mais sensíveis podem ficar estressados.

Cães e gatos sentem as mudanças do mundo moderno juntamente com seus donos. A vida ficou mais corrida, os cuidados e atenção dispensados a eles diminuiu e os passeios, antes frequentes, agora são raros. Isto acontece na sua casa? Cuidado. Seu pet pode ficar estressado. Engana-se quem pensa que é só a depressão que atinge os animais. O estresse e o tédio também são cada vez mais frequentes em animais de companhia.

Latir, uivar, urinar, defecar, morder, mastigar objetos, ou seja, comportamentos diferentes do normal podem ser apenas os primeiros sinais de que o cão está entediado ou estressado.

Mas será que é só a falta de tempo dos donos que deixa os cães em constante estresse? E a resposta é não. A introdução de um novo animal num ambiente que antes era só dele, mudanças na rotina, morte de um ente querido, viagem do dono, mudança de ambiente, viagens, medos e fobias também podem levar a um quadro estressante.

Seu cão está parecendo estressado, o que fazer para ajudá-lo? Repense e planeje seu tempo para dispor de muita atenção e carinho pra ele. Horas de brincadeira, passeios ao ar livre, momentos de lazer juntos são sempre uma boa saída, melhor que qualquer coisa, aliás. É claro que o Veterinário também poderá lançar mão de alguns medicamentos naturais, para diminuir ansiedade e estresse. Mas muito mais simples seria manter os hábitos do animal de forma constante e quando a mudança não puder ser evitada, que seja feita de forma gradativa e o menos traumática possível.

Se for viajar, evite deixar o pet sozinho. Encontre alguém que possa ir não só para oferecer comida, mas também um pouco de atenção. Se o problema for a introdução de um novo animal na família, aí não tem jeito, tem que preparar, socializar e ir aos poucos, às vezes pode ser necessária também a ajuda de um adestrador.

Se houve uma mudança de ambiente ou de casa, é bacana levar os mesmos objetos que possuem o cheiro do pet e esfregar seus pertences antigos nos pertences novos, assim o cheiro dele se espalha pelo local e ele entende que aquele é um ambiente agradável.

Os animais são altamente adaptáveis, porém, mudanças bruscas na rotina ou alguns animais mais sensíveis podem ficar estressados ao menor sinal de alteração. Cuide sempre para que seu animal tenha bem-estar e esteja sempre saudável.

 

Larissa Salles Teixeira

CRMV/PR 11718

Cornélio Procópio – PR

597 Visualizações

Veja também:

Convulsões-–-como-identificar
Convulsões – como identificar?
caes-e-gatos-enxergam-preto-e-branco-
É verdade que cães e gatos só enxergam preto e branco?
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest