Doenças como a Parvovirose, a Cinomose, a Hepatite Infecciosa e a Coronavirose estão entre as causas mais comuns de gastroenterite, além de parasitas intestinais.

Gastroenterite nada mais é que um distúrbio digestivo, onde a mucosa gástrica (estômago) e a mucosa intestinal tornam-se inflamadas. E as causas para que isso ocorra são as mais diversas possíveis, variando desde causas virais, bacterianas, fúngicas, dietas inadequadas, tratamento com alguns tipos de medicamentos e outras doenças, de rim e fígado, por exemplo.

Doenças como a Parvovirose, a Cinomose, a Hepatite Infecciosa e a Coronavirose estão entre as causas mais comuns de gastroenterite, além de parasitas intestinais. Em gatos, inclusive, as causas infecciosas são bastante significativas. Aí vai uma dica: as gastroenterites podem ser evitadas com cuidados básicos, por isso é tão importante vacinar seu animal e vermifugá-lo com frequência e da maneira correta.

Os sintomas clássicos de uma gastroenterite são a diarreia e o vômito (com ou sem sangue), depressão, apatia e desidratação. Um cão ou gato que tem vômito ESPORADICAMENTE não é necessariamente, um animal que sofre de gastroenterite. O problema maior ocorre quando este vômito ou diarreia contém sangue, ou é muito frequente, o animal não consegue se alimentar ou ingerir água e desidrata muito rápido, principalmente, em se tratando de filhotes, o que pode leva-lo a óbito com muita rapidez, antes mesmo que seja feito o tratamento.

E já que estamos falando de tratamento, é importante saber que o problema só será eficazmente resolvido se a causa primária for retirada ou tratada. Mas de maneira geral, inclui o uso de soro (fluidoterapia) para repor o equilíbrio hidroeletrolítico, medicamentos antibióticos e para controle de vômitos, além de uma dieta leve.

A gastroenterite pode surgir como um sinal isolado ou pode vir acompanhada de outros sinais, como, por exemplo, úlceras na mucosa da boca e língua, ou icterícia (o animal fica com as mucosas amareladas). Estes casos podem ser indicativos de doenças sistêmicas e que merecem muita atenção.

Por estes e outros motivos, nunca podemos menosprezar a gastroenterite, pois o vômito ou diarreia em excesso e às vezes, com sangue, pode trazer sérios riscos com consequência a saúde do seu animal.

Procure o Médico Veterinário sempre que surgir um problema como este, principalmente em filhotes, o atendimento correto e urgente pode salvar vidas.

Larissa Salles Teixeira

CRMV/PR 11718

Cornélio Procópio – PR

Veja também:

ascite
Ascite ou Barriga d’água em cães e gatos
Posse-responsavel
Posse Responsável
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest