São gatinhos bastante equilibrados e afetuosos, mesmo tendo uma personalidade forte.

Os Abissínios são gatos tímidos e discretos, de miado baixo que se assemelha ao som de um sino. A origem da sua especial aparência não é certa. Acredita-se que a raça tenha se desenvolvido naturalmente em regiões da costa do Oceano Índico e em partes do Sudeste da Ásia.

Ele é considerado o Puma miniatura do reino dos gatos de estimação. Não é difícil imaginar o porquê. Seu corpo tem a musculatura bem definida, pelagem curta e marcação batizada de ticking, caracterizada pelo efeito pontilhado gerada pelos fios que mesclam faixas em tons claros e escuros,  tornando-o realmente semelhante ao grande felino selvagem. O Puma tem exatamente essa coloração e essa marcação.

Como todos os gatos, o abissínio é astuto, observador, e independente. É ágil e ativo, com nível alto de energia, e, portanto necessita de atividade física. Se confinado, deve ter acesso a brinquedos e distrações, de preferência ter contato com outro(s) gatos(s), com quem costuma interagir muito bem.

Não dá trabalho para os donos, sendo que sua pelagem necessita apenas de escovação regular com luva para manter-se viçosa.

São animais muito inteligentes, independentes e que aprendem com grande rapidez. Gostam muito de água e costumam conviver bem com cães também. Adaptam-se facilmente às pessoas.

Dra. Henriette Brito Jordão
CRMV-RJ-8489
Clínica auQmia – Nova Friburgo – RJ

Veja também:

Labrador
Cães que roem
Basset Hound
Basset Hound
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest