Os gatos são seres muito higiênicos e gostam de manter seus dejetos bem enterradinhos e escondidos. Mas em alguns momentos da vida, é possível que o bichano apresente uma mudança de comportamento que intrigue seus tutores: de repente, ele deixa de usar a sua caixinha de areia. Por que será que isso ocorre? É o que vamos descobrir nessa matéria.

Alguns motivos podem levar o bichano a deixar de fazer suas necessidades na caixinha de areia. Os principais motivos estão listados abaixo:

Caixinha de areia suja

A falta de limpeza da caixinha de areia é um dos principais motivos que fazem com que o pet apresente essa mudança de comportamento. Como os bichanos são extremamente limpos e higiênicos, eles não gostam de pisar em uma areia suja ou com odor muito forte. Por isso, é realmente importante que o tutor limpe diariamente a bandeja sanitária do pet, inclusive, mais de uma vez ao dia. Em casas onde há mais de um gato convivendo junto, é importante manter caixinhas separadas e individuais para cada gato.

Mudança da areia

Se você, recentemente, resolveu trocar a marca ou tipo de areia utilizada no banheirinho do bichano, este pode ser um motivo para ele ter deixado de usá-la. Ocorre que muitas marcas possuem cheiros muito fortes ou texturas que não agradam em nada o pet. Por isso é importante observar se a mudança de comportamento ocorreu após uma alteração no tipo ou no fabricante da areia. Faça o teste e retorne o uso da areia antiga. Se notar que o pet volta a usar a caixinha, esta pode ser a solução do seu problema.

Tamanho da bandeja sanitária

Se seu gatinho cresceu e se tornou um grande gato adulto, é importante que a caixinha de areia seja proporcional ao seu tamanho. Caixas pequenas para gatos grandes fazem com que o bichano se sinta meio “apertado” e não tenha muito espaço para se movimentar dentro dela. Com isso, ele prefere fazer suas necessidades do lado de fora. Para resolver o problema, basta trocar o tamanho da bandeja.

Localização da caixinha de areia

O lugar onde a caixinha de areia vai ser colocada também é um ponto de extrema importância. Isso porque os bichanos não gostam de ter seu banheiro localizado perto de onde ficam seu comedouro e bebedouro. Assim, mantenha uma certa distância higiênica entre o seu “refeitório” e seu “banheirinho”.

Problemas de saúde

Se a alteração no comportamento vem acompanhada de alguns sintomas como vocalização/miados excessivos na hora de urinar ou defecar, incontinência urinária, sangue na urina ou qualquer outro sinal, é importante que o pet seja levado a uma consulta com um profissional. É possível que seu bichano tenha um problema de saúde que merece ser investigado.

Gostou dessas dicas? Então fique de olho e continue nos acompanhando por aqui, pois sempre tem novidade para você.

Continue nos acompanhando, porque sempre tem novidades por aqui para você.

 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

Thor - Bicho Amigo | Lupus Alimentos

 

Este é Thor!
Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!

ACOMPANHE-NOS NO FACEBOOK E INSTAGRAM!

Veja também:

Como fazer o gato usar o arranhador?
Os cães crescem até que idade?
QR Code Business Card