Se você tem um gato em casa e conhece o comportamento do seu bichano, sabe bem o quanto essa espécie é altamente higiênica e tem como hábito natural o uso da caixinha de areia para aliviar as suas necessidades, não é mesmo? Mas e se, por algum motivo, seu gatinho deixou de usá-la, você sabe identificar os motivos que o levaram a fazer isso? Vamos descobrir agora!

Os gatos, por natureza, são animais que gostam de rotina e se sentem incomodados quando qualquer mudança ocorre em seu ambiente, podendo até mesmo justificar pequenas alterações em seu comportamento, como o abandono da caixinha de areia, por exemplo. Por isso, é importante estar atento aos seguintes pontos destacados abaixo e observar se algum deles ocorreu recentemente em sua casa ou apartamento.

 

  • Mudança no local da caixa de areia

Se você mudou o local da caixinha de areia é possível que o gato estranhe nos primeiros dias e tenha uma certa dificuldade para voltar a usa-la. Caso o novo local escolhido seja muito próximo do bebedouro ou comedouro do gato, é importante alterá-lo, pois como falamos anteriormente, esses animais são extremamente higiênicos e não gostam de ter seu “banheirinho” próximo ao local de refeição. Totalmente compreensível, não é mesmo?

 

  • Mudança da marca/tipo de areia

Como o olfato dos felinos é altamente aguçado, normalmente eles tendem a preferir areias sem cheiro ou com um odor mais fraco. Se você mudou a marca da areia ou o tipo dela recentemente, pode ser que o seu bichano não tenha se adaptado muito bem. Para resolver isso, tente voltar à marca anterior ou ao tipo que você sempre utilizou e verifique como o bichano reage.

  • Chegada de um novo animal na casa

Se você acabou de adotar um novo animalzinho ou então há um novo hóspede passando alguns dias com você é possível que o seu felino se sinta um pouco incomodado com a presença e apresente algumas mudanças de comportamento, como deixar de usar a caixinha, por exemplo. Caso o novo habitante seja um gato, não espere que eles dividam o mesmo “sanitário”. Portanto, providencie uma caixinha de areia separada para o hóspede ou você poderá ter problemas.

 

  • Caixinha de areia suja

Se a caixinha de areia do seu bichano não for limpa constantemente é importante saber que, em algum momento, ele deixará de usa-la. Novamente reforçamos: os gatos são animais altamente higiênicos e preferem não usar um banheirinho sujo, podendo buscar outros locais para fazer suas necessidades. Melhor não arriscar, né?

 

  • Problemas de saúde

Algumas situações como a cistite (inflamação da bexiga), por exemplo, também podem fazer o seu gatinho deixar de usar a caixa de areia, simplesmente porque ele não consegue “segurar” o xixi e acaba urinando em qualquer lugar. Se este for o caso, é possível que o gatinho apresente outros sintomas como dor para urinar, sangue na urina, miados excessivos e lambedura excessiva da genitália. Nestes casos, o bichano deve ser levado ao Médico Veterinário o quanto antes para diagnóstico e tratamento corretos.

 

Agora que você já sabe os principais motivos que podem ter feito o seu gatinho deixar de usar a caixinha de areia, observe atentamente cada um deles e tente corrigir aquilo que for possível. Caso o quadro não se resolve, leve o pet ao Veterinário para uma melhor investigação do que está ocorrendo.

Gostou dessa matéria? Então curta e compartilhe com seus amigos. E continue nos acompanhando por aqui, pois sempre tem novidades pra você.

 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

Thor - Bicho Amigo | Lupus Alimentos

 

Este é Thor!
Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!

ACOMPANHE-NOS NO FACEBOOK E INSTAGRAM!

Veja também:

Matéria outubro_Gato com Diarreia copy 2
Os cachorros e gatos trocam de pelo na primavera?
Matéria outubro_Gato com Diarreia copy 4
Por que os gatos arranham os móveis?
QR Code Business Card