Se você, assim como a grande maioria das pessoas mora em apartamento e deseja ter um lindo gatinho para te fazer companhia, saiba que alguns cuidados são vitais e o mais importante deles é: tela nas janelas.

Muita gente acha que telar janelas em apartamentos é bobagem, mesmo que seja um andar baixo. Mas acredite, não é. Os gatos são extremamente inteligentes sim e não se jogariam de uma janela à toa. Porém, seu instinto caçador ultrapassa seus limites de inteligência em grande parte das vezes. Basta ele estar no parapeito da janela tomando seu sol matinal e avistar um pássaro “dando sopa” que ele não pensará duas vezes antes de tentar captura-lo. E nessas horas, vamos confessar, o gatinho não usa muito o seu bom-senso e simplesmente se joga. E aí temos o que chamamos de Síndrome do Gato Paraquedista.

O nome pode até parecer engraçado, mas a situação é trágica em grande parte das vezes. Dependendo da altura que o bichano cai, ele pode ter muitos ferimentos, não voltar a andar ou mesmo vir à óbito. E apesar de você achar que seu gatinho é muito esperto para cometer esse “gaticídio”, o nome Síndrome vem justamente porque muitos bichanos depois de um primeiro acidente (quando sobrevivem sem sequelas) ainda continuam se jogando ou caindo das janelas inúmeras vezes. Infelizmente, seu instinto de liberdade e caça sempre fala mais alto.

Agora vamos usar o nosso bom-senso: se você tem filhos pequenos e sabe como eles são curiosos, você deixaria as janelas e sacadas sem tela? Provavelmente não. Então por que faríamos isso com os nossos queridos pets?

Telar as janelas e sacadas é necessário sim, mesmo que seu gatinho sempre tenha morado em apartamentos e isso nunca ocorreu, eu não aconselho continuar arriscando. Mais cedo ou mais tarde, um acidente grave pode ocorrer e aí pode ser tarde demais.

E por último fica aqui um importante alerta: não basta apenas telar. É necessário que a tela seja feita com material de qualidade e muito resistente. Você também deve inspecioná-la regularmente para ter certeza de que continua intacta e em perfeito estado. Esteja atento aos gatinhos mais arteiros que podem morder a tela e fugir.

Pode ter quem diga que é cruel prender os gatos e reprimir seu instinto de liberdade. Mas é ainda mais cruel deixa-lo a solta correndo riscos de ser envenenado, deixar de andar ou ser atropelado e morrer agonizando na rua. Os estudos mostram que os gatos que vivem soltos têm uma expectativa de vida muito curta, em média, 3 a 5 anos de vida. Os que passam disso podem ser mais sortudos, mas nunca é bom arriscar a vida dos nossos felinos, não é mesmo?

 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

 

 

 

Esta aqui é a Hanna. Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!

 

 

104675 Visualizações
( 32 )

Veja também:

Roupinhas-para-cães-precisa-mesmo
Roupinhas para cães: precisa mesmo?
Por-que-meu-cachorro-gosta-tanto-de-ir-para-a-rua-passear(LupusAlimentos)
Por que meu cachorro gosta tanto de ir para a rua passear?
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest