A imagem de um gatinho se deliciando em uma tigela de leite é familiar para você? Com certeza você já presenciou essa cena em filmes e desenhos animados e provavelmente já viu um gato bebendo leite, certo? Mas será mesmo que eles podem fazer isso sem nenhum problema ou existe alguma contraindicação dessa prática tão inofensiva? Vamos entender agora se gatos podem ou não podem beber leite.

Os felinos, quando nascem, se alimentam com o leite da mãe, que num primeiro momento é chamado de colostro e é rico em nutrientes essenciais para o seu desenvolvimento. Mas esse leite da mamãe gato é diferente do leite de vaca em sua composição. Por isso, quando por algum motivo, o pet não puder ser amamentado por sua mãe, o ideal é não fornecer o leite de vaca, mas sim utilizar leites sucedâneos, que se assimilam muito em composição ao da própria espécie e que podem ser encontrados em lojas agropecuárias ou pet shops. Uma opção mais econômica é fazer a receita do leite caseiro, de acordo com a orientação do Médico Veterinário. Ou ainda, de preferência e sempre que possível, usar uma mamãe doadora de leite da mesma espécie.

 

Mas por que devemos evitar oferecer leite?

Os gatinhos, quando nascem, possuem níveis satisfatórios da enzima que digere o açúcar do leite, mas à medida que crescem e se tornam adultos, eles podem passar a ter intolerância à lactose, igualzinho aos humanos.

Os animais com intolerância perdem a capacidade de digerir a lactose, pois possuem menor quantidade da enzima lactase responsável por fazer esse papel. Por este motivo, a ingestão poderá causar uma diarreia grave, dependendo da quantidade ingerida e do próprio animal.

E engana-se quem pensa que a diarreia não é problemática, pois isso pode levar a desidratação e eliminação de diversos nutrientes e eletrólitos que são importantíssimos para a saúde e desenvolvimento do pet.

Resumindo, nem todos os gatos possuem intolerância à lactose, e alguns podem eventualmente beber leite sem maiores complicações como um complemento da alimentação. Outros não.

Então, antes de oferecer uma tigela repleta de leite, observe como seu animal fica, se ele apresentar fezes mais amolecidas, com odor fétido, vômito, ou qualquer outro sintoma após ingerir leite, é melhor evitar.

 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

 

 

Este aqui é o Maya. Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!

 

81331 Visualizações
( 24 )

Veja também:

Meu-cachorro-morde-tudo---o-que-eu-faco(MundoPet)(LupusAlimentos)
Meu cachorro morde tudo! O que eu faço?
Gato-precisa-tomar-banho(LupusAlimentos)
Gato precisa tomar banho?
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest