Quando falamos em carrapato, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o sofrimento dos cães com esse terrível parasita, não é mesmo? Mas será que os bichanos também sofrem com esse problema? É o que vamos descobrir agora nessa matéria.

Infelizmente, os felinos não estão livres desse incômodo problema, embora seja bem menos comum nesta espécie. O motivo? Talvez o fato de os gatos investirem mais tempo em sua higiene pessoal com demorados banhos ao longo do dia faz com que eles descubram esses hóspedes indesejáveis com muito mais facilidade.

»OS CARRAPATOS DO GATO SÃO OS MESMOS QUE OS DOS CÃES?

Sim, o carrapato Rhipicephalus sanguineus, mais conhecido como carrapato vermelho pode parasitar também os felinos.

»OS CARRAPATOS TAMBÉM TRANSMITEM DOENÇAS PARA OS GATOS?

Sim. Embora pouco conhecida e menos comum que a erliquiose canina, a erliquiose felina é uma doença transmitida pelo carrapato, através de sua saliva. Saiba mais sobre essa doença nas próximas semanas aqui em nosso site.

»O QUE FAZER PARA CONTROLAR OS CARRAPATOS NO MEU GATO?

É preciso ter um controle regular de parasitas no animal e também no ambiente. Hoje, existem diversos tipos de tratamento disponíveis no mercado veterinário. A escolha do melhor produto e apresentação (comprimido, coleira, pipeta ou outros) deve ser feita em conjunto com o Médico Veterinário de acordo com o ambiente que o animal vive e riscos aos quais está exposto.

Além disso, é muito importante manter a frequência nesse controle de parasitas, para evitar qualquer contato com carrapatos, pois uma simples picada pode ser suficiente para transmissão da doença.

Se o seu bichano está com carrapato ou apresenta algum sintoma ou comportamento diferente, consulte o Médico Veterinário o mais rápido possível para evitar o agravamento dos sinais e o controle desse terrível parasita.

 

Se você gostou dessa matéria, compartilhe-a com seus amigos. Continue nos acompanhando por aqui, porque sempre tem conteúdo exclusivo para você!

 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

Thor - Bicho Amigo | Lupus Alimentos

 

Este é Thor!
Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!

ACOMPANHE-NOS NO FACEBOOK E INSTAGRAM!

Veja também:

Matéria-Padrão1
A ORELHA DO MEU CACHORRO/GATO FICOU INCHADA, DE REPENTE: O QUE PODE SER?
Matéria-adotar-um-gato-Site
Vai adotar um gato? Saiba como se preparar para o novo hóspede da casa!
QR Code Business Card