Ter um animal de estimação é sempre muito gratificante e ao mesmo tempo é uma experiência repleta de descobertas e cheia de curiosidades.

»

Quem tem um gatinho em casa sabe bem que esses bichinhos adoram uma boa dose de brincadeira, não é mesmo? Mas e se, de repente, por algum motivo, o seu gatinho começar a ficar mais quieto, apático e demonstrar que não está bem, você sabe quais as possíveis causas desse estranho comportamento? Vamos descobrir agora.
A mudança de comportamento de um animal pode ter vários significados diferentes e um tutor atento deverá observar os sinais que o pet apresenta e que podem dar dicas valiosas sobre o que está acontecendo. Mas claro, quando falamos de gatos, é válido lembrar que esses bichinhos são fãs de uma boa soneca que pode durar a maior parte de seu dia e você só deve suspeitar de que ele está mais quieto se a soneca está durando muito mais que o habitual e como ele está se comportando quando está acordado. Então, para te ajudar, responda a essas perguntas:

 

 

»

• Mesmo acordado, seu gato permanece deitado e sem ânimo para nada?
• Seu gatinho não se anima para brincadeiras, nem com uma bolinha de papel ou qualquer outro objeto que ele adore brincar?
• Ele parece não se interessar por nada?
• Ele não está tomando seu banho diário?
• Ele não se interessa nem pela comida?

 

 

»

As possíveis causas para um gatinho passar a ficar mais quieto e indisposto podem estar relacionadas às doenças infecciosas, infestação por vermes, deficiências nutricionais que deixam o pet sem energia ou até mesmo doenças endócrinas, além de outros problemas que são menos comuns.

É importante que o tutor observe se a mudança de comportamento vem acompanhada de algum outro sintoma como, por exemplo, a falta de apetite, vômitos, diarreia, queda de pelo, aumento ou diminuição do consumo de água e da frequência urinária ou qualquer outro sintoma estranho. Esses sinais podem dar boas pistas sobre qual é o problema que o pet tem. Por exemplo, se o animal está mais quieto ultimamente, anda se alimentando pouco e apresenta queda de pelo, é possível que ele esteja com vermes ou mesmo com uma deficiência nutricional severa ocasionada por uma má alimentação ou baixo consumo de alimentos.

Em casos onde o pet, além de estar mais quieto, apresenta também vômito e diarreia, os sintomas podem estar relacionados a alguma doença infecciosa causada por vírus ou bactérias.

Nos casos onde há uma mudança no consumo de água, frequência urinária, queda de pelo simétrica (igual dos dois lados do corpo), isso pode ser relacionado à alguma doença metabólica.

Em todos os casos, infelizmente não é possível definir a causa sem antes o animal passar por um bom exame físico e exames complementares com o Médico Veterinário. Os sintomas podem ser comuns a várias doenças e para que o tratamento seja efetivo, o profissional precisará examinar o bichano e só então diagnosticá-lo e trata-lo.

Dessa forma, se você acredita que o seu gatinho está mais quieto que o normal, com ou sem outros sintomas, não hesite em procurar o Médico Veterinário o quanto antes. As possíveis causas citadas nessa matéria são apenas algumas das possibilidades e por isso é muito importante que o profissional avalie o seu animal. Assim as chances de recuperação serão melhores e o animal se recuperará mais cedo.

 

 

Gostou dessa matéria? Então curta e compartilhe com os seus amigos.
Fique de olho em nosso site e página no facebook, porque semana que vem tem mais. Se você gostou dessa matéria, curta e compartilhe com seus amigos.

 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

Thor - Bicho Amigo | Lupus Alimentos

 

Este é Thor!
Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!

ACOMPANHE-NOS NO FACEBOOK E INSTAGRAM!

Veja também:

mastite
Será que minha cachorra/gata está com mastite?
Modelo-Materia-Site
Grupo Lupus recebe evento empresarial
QR Code Business Card