Os gatos adoram tirar um tempinho de seu dia para arranhar as unhas e deixa-las bem afiadinhas, não é mesmo? Mas o problema é que nem sempre eles escolhem o local mais adequado da casa para fazerem isso.

Muitas vezes, os bichanos acabam usando o sofá, as cadeiras ou o tapete ao invés de usarem um arranhador, que é próprio para isso. Então, fica a dúvida: como fazer com que o gato comece a usar o arranhador? É isso o que vamos descobrir agora. Separamos abaixo algumas dicas que irão te ajudar neste processo.

            Tamanho do arranhador

A primeira dica diz respeito ao tamanho do arranhador escolhido para o seu bichano. Ele deve ser proporcional ao tamanho do seu gatinho. Ou seja, um gato adulto merece um arranhador maior que um gato filhote. Então, se o seu bichano já é adulto e ainda possui um arranhador antigo de quando ele ainda era um “bebê” está na hora de trocá-lo.

            Estabilidade do arranhador

Se você possui um arranhador daqueles com vários andares ou que tem uma caminha em cima para o pet relaxar é importante cuidar para que o objeto tenha uma certa estabilidade. Afinal, o bichano não vai gostar nada de subir no seu arranhador e ficar balançando, deixando uma sensação de que ele vai cair a qualquer momento. O arranhador precisa estar estável no chão e transmitir segurança ao bichano.

            Observe os hábitos do seu felino

Alguns gatos podem preferir um arranhador vertical, enquanto outros podem preferir um arranhador horizontal. Para perceber qual é a preferência do seu animal, nada melhor que observá-lo. Observe se ele é do tipo que prefere arranhar o sofá ou o tapete, por exemplo. Dessa forma, você consegue definir quais são suas preferências e então poderá adquirir um arranhador que se adeque a ele.

            Erva de gato (catnip)

No caso de seu animal não se mostrar muito interessado pelo arranhador, você poderá estimular o uso através de uma erva chamada de erva do gato ou também conhecida como catnip. Essa erva pode ser encontrada em forma de spray em pet shop e deve ser borrifada no arranhador a fim de estimular o seu pet.

            Aumente a atração pelo arranhador

Caso seu gatinho ainda não se mostre muito interessado pelo arranhador, você pode melhorar os estímulos, colocando alguns ratinhos ou brinquedinhos pendurados acima dele. Isso certamente aumentará o seu interesse pelo objeto como um todo. Faça o teste!

O uso do arranhador pelos felinos é algo que deve ser estimulado desde cedo, pois como eles já possuem o hábito de afiar suas unhas, eles o farão…independentemente de onde. Por isso é tão importante que você mostre a ele onde pode ou não pode fazer isso. Se for possível, comece esse treinamento desde filhote. Mas caso o gatinho já seja adulto, não tem problema, você também pode ensiná-lo da mesma forma e com as dicas destacadas acima.

Caso você não consiga estimular o uso do arranhador, mesmo com o auxílio dessas dicas, vale consultar um profissional para maiores orientações.

Gostou dessas dicas? Então fique de olho e continue nos acompanhando por aqui, pois sempre tem novidade para você.

Continue nos acompanhando, porque sempre tem novidades por aqui para você.

 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

Thor - Bicho Amigo | Lupus Alimentos

 

Este é Thor!
Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!

ACOMPANHE-NOS NO FACEBOOK E INSTAGRAM!

Veja também:

Como fazer o cachorro parar de morder o chinelo
Meu gato parou de usar a caixa de areia – o que pode ser?
QR Code Business Card