Se você tem um gatinho em casa, leia essa matéria completa, afinal, tratamento com vermífugo faz parte de uma série de cuidados que você deve ter com seu bichano! A escolha do tema desta semana foi justamente porque a maioria das pessoas já sabe que os cães necessitam tomar vermífugo com frequência, mas muitas vezes se esquecem que essa é uma necessidade também dos gatos.

 
 

 
Então os gatos podem ter vermes?
    

 
 

Eles podem, infelizmente, ser acometidos por muitas variedades de vermes, como por exemplo, o Toxocara cati, o Ancylostoma tubaeforme, Ancylostoma braziliense, Toxascaris leonina, e até mesmo o Dypilidium caninum, que apesar do nome também pode estar presente nos gatinhos.

 
 
 

Quais os sintomas de vermes em gatos?

 

  • Pelos sem brilho e ressecados podem ser um indício de vermes;
  • Atraso no crescimento;
  • Falta de apetite;
  • Vômitos;
  • Diarreia;
  • Abdômen aumentado de tamanho;
  • Fraqueza;
  • Perda de peso.

 
 

Uma outra forma de identificar se o pet está com vermes é observando a saída destes nas fezes. Por exemplo, o Dypilidium aparece como pequenos grãos de arroz um pouco esbranquiçados nas fezes. Então observe!

 
 
 

Como tratar e prevenir vermes?

 

Com a orientação do Veterinário devemos fornecer vermífugos a cada 6 meses ou de acordo com a orientação do profissional. Alguns animais podem ter uma necessidade diferente dessa, principalmente pela maior ou menor exposição a estes endoparasitas.

 

Também existem muitos vermífugos no mercado disponíveis em diversas concentrações e composições. Porém, é importante lembrar que a orientação do veterinário é essencial, porque alguns tipos de vermífugos podem não funcionar para determinados tipos de vermes.

 

Então, agora que você já sabe que eles podem ter parasitas intestinais e que existem muitos medicamentos disponíveis no mercado, que tal conferir se a desverminação está em dia? Caso não esteja, procure um profissional para auxiliar na escolha do melhor vermífugo para o seu bichano.

 

Gostou da matéria? Fique de olho, semana que vem tem mais.

 
 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

 
 

Este aqui é Freddy!
Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!

 
 
 

20128 Visualizações

Veja também:

catarata-em-caeslupusalimentos
Catarata em cães?
por-que-os-cachorros-tem-a-lingua-azullupusalimentos
Por que alguns cachorros têm a língua azul?
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest