Um dos maiores mitos envolvendo os bichanos…

é o de que, por sua natureza independente, os gatos não podem ser adestrados. Embora o aprendizado seja um pouco diferente – pois é um pouco mais difícil conseguir a atenção de um gato do que a de um cão, – os felinos também aprendem e com ótimos resultados.

O adestramento melhora o relacionamento e a comunicação entre o proprietário e o animal tornando-os mais próximos. Ajuda a obter obediência, através do reforço positivo. O bichano recebe atenção e é recompensado cada vez que obedece e passa a prestar mais atenção em seu dono.

O adestramento é um estímulo para a mente do gato, que junto com o enriquecimento ambiental, melhora o desenvolvimento e torna mais interessante a vida do animal. Além dos comandos, o felino aprende a não subir na mesa e balcões da cozinha, a não roubar alimentos, não arranhar os móveis, a afiar as unhas no arranhador, a fazer as necessidades no local correto, a não ser agressivo, a usar a caixa de transporte, etc. Também fazem parte do adestramento, as orientações sobre como melhorar o ambiente, estimular brincadeiras, a disposição da cama, arranhadores e caixa higiênica.

Os comandos

Algumas pessoas acham que, quando adestrado, o animal torna-se um robô que executa tarefas, ou que faz um “showzinho”. No entanto, está visão é totalmente equivocada! Os comandos são a linguagem em que os proprietários usam para se comunicar com o bicho, de uma maneira bem clara para que o animal entenda. Muita gente diz: “não precisa ensinar nenhum comando, eu só quero que ele fique educado e me obedeça”. Porém, eles não fazem idéia do quanto estas coisas estão ligadas. E os gatos podem aprender: senta, dá a pata, gira, fica, não, passa, cumprimenta e muitos outros.

Os gatos podem ser adestrados em qualquer idade. Embora, quando filhotes, seja mais fácil acostumá-los a cortar as unhas, tomar banho, ser escovados, usar coleira e sair de casa. Contudo, os adultos e os velhinhos também podem aprender.

O dono também aprende!

As atitudes do dono influenciam totalmente o comportamento do seu animal e são importantíssimas na solução dos problemas. O proprietário aprende qual a postura correta e a melhor forma de agir em cada situação para ter um resultado melhor.

Confira no vídeo abaixo alguns comandos com gato:

Fonte: Texto e vídeo: Claudia Terzian (Adestradora e Consultora Cão Cidadão)

483 Visualizações

Veja também:

Medo de Bombas e Trovões
Medo de Bombas e Trovões
Filhote, a melhor idade para treinar
Filhote, a melhor idade para treinar
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest