Você já ouviu falar da giardíase em cães e gatos? A giardíase é uma zoonose, que pode infectar não apenas os cães e gatos, mas também os seres humanos. A doença, que causa diversos problemas gastrointestinais, é mais comum do que se pode imaginar.

A giardíase é uma doença muito comum, causada por um protozoário, que normalmente está presente em água e alimentos contaminados com cistos. Esses cistos podem ser eliminados pelas fezes de animais e pessoas com giárdia.

 

SINTOMAS DA GIARDÍASE EM CÃES E GATOS

A giardíase em cães e gatos costuma causar sintomas gastrointestinais que podem ser:

  • Fezes moles
  • Vômito
  • Falta de apetite
  • Diarreia
  • Emagrecimento
  • Retardo do crescimento do pet

 

COMO DIAGNOSTICAR A GIARDÍASE?

A giardíase deve ser sempre diagnosticada por um Médico Veterinário após exame clínico. O Veterinário poderá também utilizar de algumas técnicas diagnósticas como métodos diretos coproparasitológicos e testes rápidos para chegar a uma conclusão.

 

COMO TRATAR A GIARDÍASE? 

O tratamento de giardíase normalmente é simples, mas deve ser indicado pelo Médico Veterinário, que normalmente utilizará algumas classes de medicamento para eliminar a infecção por giárdia, além de alguns outros produtos para melhorar o estado geral do pet.

 

COMO PREVENIR A GIARDÍASE?

Alguns cuidados devem ser tomados para evitar que o seu pet se infecte. O principal é oferecer água de qualidade ao pet, além de evitar o contato dele com fezes de outros animais na rua e isolá-lo dos animais doentes.

Se o seu cãozinho está apresentando diarreia ou algum dos outros sintomas destacados acima, consulte o Veterinário de sua confiança.

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe com seus amigos e fique de olho em nossa página no Facebook e no Instagram, pois sempre tem informação nova para você!

 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

Thor - Bicho Amigo | Lupus Alimentos

 

Este é Thor!
Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!

ACOMPANHE-NOS NO FACEBOOK E INSTAGRAM!

Veja também:

3 cuidados que você deve ter com o pet durante o natal
Meu cachorro foi picado por uma cobra: o que fazer?
QR Code Business Card