Ter um animal de estimação é sempre muito gratificante e ao mesmo tempo é uma experiência repleta de descobertas e cheia de curiosidades.

»

E já que um dos momentos que mais gera dúvidas sobre a vida dos animais, particularmente das fêmeas, é a gestação, nós aproveitamos o mês das mães para falar sobre este tema. Você sabe reconhecer se sua cachorrinha está prenhe? Para te ajudar, listamos aqui os principais 4 sinais que indicam uma possível gravidez.
Como a gestação dos cães é bastante curta, em média 63 dias, mas podendo variar entre 58 a 68 dias, é natural que as mudanças ocorram de forma rápida e com isso, os primeiros sinais normalmente podem ser notados por volta da 3ª semana de gestação. As principais mudanças que devem despertar a sua atenção são:

 

»1. Alteração no tamanho e aspecto das mamas

Quando a fêmea está prenhe, ela terá que produzir o leite materno e o colostro e por isso, as mamas ficam mais inchadas e com uma pele mais fina, sinais mais visíveis a partir das 3 semanas de gestação. Nos dias que antecedem o parto, isso tudo fica ainda mais evidente e fácil de notar.

 

»2. Aumento no tamanho do abdômen

Esse sinal é um pouco mais óbvio, embora demore mais para começar a aparecer e poder ser notado pelos tutores. Em cadelas de porte grande ou fêmeas de pelo longo, esse sinal é mais difícil de ser observado.

 

»3. Mudança no comportamento

A futura mamãe tende a ficar mais quietinha e com um comportamento mais reservado durante a gestação. Quando a prenhez já está mais avançada, a fêmea começa a ter comportamentos maternais e costuma buscar um local seguro para o parto e para sua futura ninhada, preparando com todo cuidado o seu “ninho”.

 

»4. Mudança nos hábitos alimentares

É comum que a fêmea apresente algumas mudanças nos hábitos alimentares e perca um pouco do apetite no início da gestação. Então é importante, neste caso, estimular que ela se alimente adequadamente, afinal, ela estará gerando não somente uma, mas várias vidas dentro de si.

 

»

Embora estes quatro sinais deem alguns bons indícios de que a fêmea está prenhe, a confirmação só poderá ser feita mesmo através de um exame de ultrassom, raio-x ou a palpação abdominal realizada pelo Médico Veterinário e claro, para se suspeitar de uma gravidez, é necessário que a fêmea tenha entrado no cio recentemente (ainda que o tutor não tenha notado) e exista a possibilidade de ela ter cruzado com um macho. Apesar de alguns tutores se esforçarem para que a fêmea não tenha contato com nenhum macho durante e após o cio, vale lembrar que, muitas vezes, isso acontece sem que os donos percebam, especialmente nos casos de animais que moram em casas ou que possuem um fácil acesso ao quintal.
O fato da gestação só poder ser realmente confirmada pelo Médico Veterinário é porque embora algumas fêmeas apresentem todos estes sintomas listados acima, pode ser que isso tudo ocorra devido a uma condição em que o organismo da fêmea “entende que ela está gestante”, quando na verdade não está. Essa condição é chamada de pseudociese ou gravidez psicológica e as fêmeas que já a tiveram uma vez possuem maior tendência para apresenta-la novamente. Falaremos sobre este tema na próxima semana aqui em nossa página. Fique de olho.

 

E aí, será que sua cachorrinha está mesmo gestante? Conta pra gente nos comentários.
Continue acompanhando nossa página no facebook e o site, porque toda semana tem conteúdo novo por aqui.

Fique de olho em nosso site e página no facebook, porque semana que vem tem mais. Se você gostou dessa matéria, curta e compartilhe com seus amigos.

 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

Thor - Bicho Amigo | Lupus Alimentos

 

Este é Thor!
Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!

ACOMPANHE-NOS NO FACEBOOK E INSTAGRAM!

Veja também:

INFECÇÃO-OUVIDO
Meu cachorro está com infecção de ouvido – e agora?
pseudociese
Será que minha cachorra/gata está com gravidez psicológica (pseudociese)?
QR Code Business Card