Você certamente já ouviu falar de hipertireoidismo em humanos, não é mesmo? Mas você sabia que isso também pode ocorrer com os gatos? Se você tem um gatinho idoso em casa, é preciso ficar atento aos sintomas do hipertireoidismo, pois trata-se de um problema muito comum nessa fase da vida. Vamos então conhecer quais são os principais sinais clínicos do hipertireoidismo em felinos?

»COMO E POR QUE OCORRE O HIPERTIREOIDISMO?

O hipertireoidismo em gatos ocorre pelo aumento na produção de dois hormônios que são liberados pela glândula tireoide: o T3 e o T4. Uma das principais causas desse aumento na produção hormonal é a presença de nódulo na glândula tireoide do bichano, embora também possa ocorrer por alterações no hipotálamo e hipófise do animalzinho.

»SINTOMAS DO HIPERTIREOIDISMO:

Como os sintomas de hipertireoidismo não são muito alarmantes, é importante que o tutor esteja sempre atento à saúde e comportamento de seu bichano para que o problema não passe despercebido. Os principais sinais clínicos são:

  • Aumento na ingestão de água e produção de urina;
  • Aumento do apetite;
  • Emagrecimento;
  • Pelos sem brilho e com opacidade;
  • Agressividade sem causas evidentes;
  • Vômitos e diarreia.

Caso o pet apresente esses sintomas, o Médico Veterinário deverá ser consultado para analisar a quantidade dos hormônios produzidos pela tireoide, identificar o aumento nos mesmos, chegar ao diagnóstico correto e iniciar o tratamento mais adequado para o pet.

Atenção: não administre nenhum medicamento ao seu gato sem orientação veterinária. 

Se você gostou dessa matéria, curta e compartilhe com seus amigos. Aproveite também para deixar aqui os seus comentários sobre temas que gostaria de ver. Continue nos acompanhando! 

 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

Thor - Bicho Amigo | Lupus Alimentos

 

Este é Thor!
Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!

ACOMPANHE-NOS NO FACEBOOK E INSTAGRAM!

Veja também:

rojão-site
COMO DIMINUIR O ESTRESSE DE ANIMAIS QUE TÊM MEDO DE ROJÕES?
MEGAESÔFAGO-Site
MEGAESÔFAGO EM CÃES
QR Code Business Card