Se não tratado, esta afecção pode levar a degenerações posteriores no sistema auditivo do animal.

Um cão ou gato que coça intensivamente a orelha ou chacoalha muito a cabeça, além de traumas diversos, pode desenvolver esse probleminha a que damos o nome de Otohematoma. Mas o que seria exatamente isto?

O termo Hematoma Auricular ou Otohematoma deriva de oto (ouvido) e hematoma, que seria uma coleção de sangue em alguma parte do corpo, geralmente bem localizada.

É muito comum de ocorrer e na maioria das vezes aparece após um trauma, uma contusão, otites, que é então quando alguns vasos se rompem e o sangue se acumula entre a pele e a cartilagem da orelha, formando um inchaço bastante perceptível. Este inchaço se não for tratado corretamente, continua a aumentar, pois pode ocorrer a produção de fluidos (seroma).

O otohematoma é facilmente observável e por causar grande desconforto e dor ao animal, o proprietário quando perceber um inchaço como este, deve levar ao Médico Veterinário, para que o procedimento correto seja realizado.

Existem alguns tipos de tratamentos que podem ser realizados, podemos destacar a drenagem do conteúdo serosanguinolento e também procedimentos cirúrgicos. Além disso, o mais importante, principalmente, em casos de otohematomas recidivantes, é o tratamento da causa primária, como por exemplo, uma otite externa. Se não tratado, esta afecção pode levar a degenerações posteriores no sistema auditivo do animal.

O Otohematoma pode atingir qualquer raça de animal, porém, os mais propensos são aqueles que têm uma orelha comprida, como o Beagle, o Poodle, o Basset, o Dachshund, dentre outras.

Se perceber qualquer alteração em seu animal, inchaços, incômodos, coceira ou algum sinal semelhante, não hesite em consultar o Médico Veterinário. Um problema como este pode ser resolvido facilmente quando diagnosticado rapidamente.

 

Larissa Salles Teixeira

CRMV/PR 11718

Cornélio Procópio – PR

3588 Visualizações

Veja também:

hernia
Hérnia de disco em cães
Piodermites
Piodermites e as coceiras intermináveis
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest