O comportamento de um cão que não para de se lamber costuma chamar muita atenção. Uns dizem que é problema emocional, tédio ou ansiedade, mas será que essa é a única causa? Vamos descobrir agora.

 

Um cãozinho que passa boa parte do seu tempo se lambendo, coçando ou pior ainda, se mordendo é sinal de quem tem alguma coisa errada. Apesar de ser muito comum, dependendo da intensidade e frequência com que isso ocorre, além de ser muito incômodo, pode levar a ferimentos mais sérios.

 

 

Por que ele faz isso?

 

  • Tédio ou ansiedade: um animal que passa boa parte do seu tempo em casa, sem se exercitar, brincar ou receber atenção pode começar a ficar ansioso e então para “passar o tempo” ele fica se lambendo, mordendo e cada vez mais agravando sua situação. E o que era apenas tédio se torna uma “Dermatite psicogênica” ou Dermatite por lambedura, com graves ferimentos na pele.
  •  

  • Alergias: Já parou para pensar que o produto de limpeza que você usa onde o pet fica pode estar causando alergia na pele dele? Ou até mesmo a alimentação, o ambiente ou a saliva de pulgas podem causar irritações em sua pele?
  •  

  • Dores: os animais não conseguem nos dizer onde dói, certo? Então, essas mordidas ou lambidas em uma só parte do corpo podem significar que o pet está incomodado ou que tem algo doendo. Principalmente, se vier acompanhado de outros sintomas como perda de apetite e emagrecimento.
  •  

  • Pulgas, carrapatos, ácaros: Estes são inimigo número 1 do bem-estar do seu pet. As pulgas e carrapatos incomodam e coçam muito, além de carrearem doenças. Os ácaros também são terríveis e causam sarnas, que incomodam muito. Você pode até não ver, mas desconfie se seu pet estiver com muita coceira.
  •  

  • Clima: isso mesmo! A mudança do clima, com menor umidade e tempo mais seco, resseca a pele dos bichinhos, que assim como a nossa, descama e causa irritação.

 

Como vocês puderam ver são muitas causas possíveis, mas todas elas têm tratamento ou controle. O importante é identificar cedo esse comportamento e travá-lo já no início, porque senão aquilo que era uma leve coceira pode se tornar uma ferida mais difícil de tratar. Portanto, qualquer dúvida que tiver, consulte o veterinário de sua confiança.

 

 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

 

 

BichoAmigo_Pandora_(LupusAlimentos)

Esta aqui é a Pandora. Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!

 

 

 

 

119368 Visualizações
( 37 )

Veja também:

Por-que-meu-cachorro-gosta-tanto-de-ir-para-a-rua-passear(LupusAlimentos)
Por que meu cachorro gosta tanto de ir para a rua passear?
Anestesia-em-cães-e-gatos-será-que-é-seguro(LupusAlimentos)
Anestesia em cães e gatos: será que é seguro?
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest