Ratos, que já são por si só seres não muito agradáveis, ainda são capazes de transmitir doença através da urina (eca!).

A leptospirose é causada por bactérias e as vias de entrada para elas são a pele e as mucosas. Mas como os animais se contaminam?

Em épocas chuvosas em grandes centros urbanos como, por exemplo, São Paulo, onde ocorre muito alagamento, a urina dos ratos que vivem em bueiros acaba chegando dentro das casas.

Além disso, eles costumam também ser atraídos para dentro de residências por causa da ração dos animais de estimação, que costuma ficar do lado de fora da casa em quintais.

Os ratos urinam nos sacos de rações, nos comedouros ou muito próximo disso, sendo que o risco de contaminação aumenta e muito nestas situações. A bactéria ali presente pode ser transmitida ao cão, ao gato e até mesmo ao humano.

A leptospirose é uma doença grave e pior, é uma zoonose. Ela ataca diversos órgãos e pode causar sintomas como:

  • Apatia;
  • Vômito;
  • Diarreia;
  • Anorexia;
  • Emagrecimento;
  • Icterícia (pele amarelada).

O tratamento desta doença inclui o uso, principalmente, de antibióticos e terapia suporte. Como é uma doença grave, o ideal mesmo seria prevenir através de vacinações.

As vacinações devem ser feitas de acordo com a orientação do veterinário, semestralmente, a cada 3 ou 4 meses, ou seguindo outras recomendações do profissional de sua confiança. Isso vai depender do risco ao qual o animal está exposto.

De qualquer forma, sempre falamos aqui, se tiver qualquer dúvida, o ideal é conversar com o veterinário e não deixar nunca o seu pet exposto a esta e outras doenças: prevenir é melhor que remediar.

Gostou da matéria? Fique de olho na próxima semana e até mais.

 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

 

1429 Visualizações
( 1 )

Veja também:

Meu-cão-comeu-veneno-de-rato-e-agora_site
Meu cão comeu veneno de rato. O que eu faço?
401_site
Festival no Nepal comemora anualmente a amizade e lealdade dos cachorros
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest