Alegre, carinhoso, fiel e amistoso.

O maltês é uma das raças mais antigas do mundo, devido a suas origens remotas, existem muitas teorias contraditórias sobre sua origem. O nome “Maltês” ou “Bichon maltês” com certeza vêm da ilha de Malta, mas, embora tenha esse nome, é possível que os malteses tenho se originado na antiga cidade siciliana de Melita na Itália.

Na antiguidade, atribuíam-se propriedades sobrenaturais aos malteses, acreditava-se que ter um destes cães por perto ajudava a curar doenças e preveniam o reumatismo, de modo que já foram muito populares luvas e cachecóis feitos com o pêlo destes cães, estes objetos eram portados como amuletos da sorte.

Estes cachorrinhos são amigos, leais e muito devotados aos seus donos. Nem sempre são um poço de simpatia com estranhos, na verdade a maioria é educadamente distante de pessoas que eles não conhecem. Apesar do seu tamanho reduzido e aparência frágil, os Malteses têm um grande capacidade de adaptação a diferentes condições climáticas. São facilmente mantidos num apartamento e exigem pouca quantidade de exercícios. Mas não pense que ele vai ficar o dia todo deitado num sofá. A menos que o dono esteja por perto, o Maltês adora ficar andando de um lado para o outro atrás das pessoas da casa.

Como todo cachorro pequeno, eles latem demais, não toleram abuso de crianças e ficam agitados facilmente. Basta um toque na campainha e eles estão prontos para dar o alarme.

A maior parte dos problemas comportamentais destes pequenos são originados quando eles ainda são muito pequenos. Não é difícil para os donos mimarem em exagero estes cãezinhos. Depois de adultos fica difícil tira-los da cama, dos sofás ou convencê-los a comerem suas rações

O Maltês é um cão pertencente ao grupo dos toys que é coberto da cabeça aos pés com uma manta de pêlo longo, sedoso e branco. Malteses adultos têm entre 1.4 até 2.5 kg. O pêlo é reto e sedoso. A cor é branca pura e apesar de orelhas cor de creme ou cor-de-limão serem permitidas, não são muito desejáveis. Alguns indivíduos tem pêlos encaracolados ou lanuginosos, mas esses não são os mais desejáveis. A média de vida está entre 13 a 15 anos.

São considerados altamente hipoalergênicos e pessoas que são alérgicas a cães não são alérgicas aos Malteses. São necessários o banho e pentear regularmente para prevenir que seu pêlo não perca o brilho. Outro hábito que se deve ter desde cedo é o da escovação. Só uma escovação diária pode deixar o pêlo do Maltês lindo como o que normalmente aparece nas fotos.

Dra. Henriette Brito Jordão
CRMV-RJ-8489
Clínica auQmia – Nova Friburgo – RJ

Veja também:

Cães nos dias quentes
Cães nos dias quentes
mudanca1
Dicas práticas para mudar de casa com seu gato
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest