O mau hálito é sinal de que algo na saúde deles não vai bem, e atenção, não apenas a saúde bucal, mas a saúde como um todo.

Desde que a Veterinária começou a ser exercida, os procedimentos foram cada vez mais se aperfeiçoando e os estudos e pesquisas também. Assim, hoje sabemos da importância de muitos cuidados com os animais, que antes não eram considerados tão importantes assim. Foi-se o tempo em que havia aquela ideia de que um cão ou gato poderia viver sem muitos cuidados, simplesmente por ser um animal. Hoje, os cães e gatos frequentam pet shop’s, fazem banho e tosa regularmente, check-up para avaliar a saúde como um todo, recebem vacinas e vermífugos com maior frequência e muitas outras atitudes como estas que trouxeram maior bem-estar e saúde aos pets.

Com base em todos estes cuidados que se tem hoje, trouxemos em pauta mais um problema muito comum: o mau hálito em cães e gatos. Há quem diga que isso é normal, afinal, são animais, certo? ERRADO! O mau hálito é sinal de que algo na saúde deles não vai bem, e atenção, quando digo que algo na saúde não vai bem, me refiro não só a saúde bucal, mas a saúde como um todo. O mau hálito também pode ser causado por problemas respiratórios, renais e digestivos, além, é claro, das causas mais óbvias, como tártaro, gengivite, úlceras na boca ou na língua e outros.

A maior parte dos problemas relacionados ao mau hálito está ligado a falta de higiene bucal. Hoje, já existem produtos no mercado para a escovação de dentes de cães e gatos. Mas muitas vezes, apenas uma escovação já poderia ser muito benéfica e diminuir a chance de outros problemas como o tártaro e a perda de dentes.

Uma outra consequência ocorre quando o animal com tártaro muito avançado e por vezes gengivite, se o dente está muito acometido, não há outra solução que não seja a retirada do dente.

É por este e outros motivos que damos tanta ênfase aos cuidados com a boca. Cães e gatos precisam se alimentar com qualidade e então, nada de alimentos não próprios para eles. Cuidar da saúde bucal não é tarefa muito difícil, apenas requer atenção e disciplina por parte dos tutores de cães e gatos.

Temos em nosso blog uma matéria mais completa sobre o assunto, que você pode ver aqui.

 

Larissa Salles Teixeira

CRMV/PR 11718

Cornélio Procópio – PR

1784 Visualizações

Veja também:

mae-especie
Mãe é mãe em qualquer espécie
ascite
Ascite ou Barriga d’água em cães e gatos
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest