Os jogos da Copa do Mundo já começaram e para o desespero dos animais, os fogos de artifício ainda são comuns em diversas regiões de nosso país. Para evitar o sofrimento desnecessário dos cães e gatos, nós trouxemos aqui, algumas dicas que podem te ajudar a preservar o seu pet durante as comemorações. Leia a matéria completa.

»POR QUE OS ANIMAIS TÊM TANTO MEDO DE ROJÕES E FOGOS DE ARTIFÍCIO?

O principal motivo para os pets ficarem tão assustados com fogos e rojões está relacionado à uma maior sensibilidade que eles possuem em seus ouvidos. Os animais têm uma audição mais sensível e aguçada que a dos humanos, por isso, o barulho dos rojões é muito mais incômodo para eles. Outro motivo que faz com que eles fiquem tão assustados é o medo de não saberem exatamente de onde vem aquele barulho, o que poderia representar uma grande ameaça.

»Providencie um local tranquilo e seguro:

É importante deixar o pet em um lugar tranquilo e onde o barulho dos fogos fique mais abafado. Prefira fechar janelas e portas (para que ele não tente fugir e causar acidentes) e deixe um local confortável onde ele possa se esconder, como uma casinha, por exemplo. Neste local, você também pode deixar alguns feromônios sintéticos (encontrados em pet shops) ou algum objeto com o cheiro do tutor, assim o animal tende a ficar mais tranquilo.

»Dessensibilize e treine o animal para que ele se acostume com o barulho e a agitação:

Antes dos jogos, é importante fazer treinos de dessensibilização com o animal, mostrando a ele que toda vez que alguém gritar “gol” ou tocar algum instrumento muito barulhento, logo em seguida, ele ganhará um petisco e muito carinho. Dessa forma, ele entende que não há o que temer e pouco a pouco aceita que o barulho pode não ser tão ameaçador assim. Mas atenção: o treino deve ser iniciado antes dos jogos para um se obter um melhor efeito.

»Algodão na orelha:

Se o seu cão ou gato permitir, você pode colocar pequenos tufos de algodão em seu ouvido que ajudarão a minimizar o som externo dos fogos. Se o pet se demonstrar muito incomodado, evite fazer isso e tente as outras dicas.

»Atenção:

Se o tutor puder estar por perto do cão ou gato durante as comemorações, é importante ficar de olho e demonstrar segurança ao bichinho, assim ele ficará mais tranquilo.

Com essas dicas simples, a sua comemoração certamente será mais tranquila, tanto para você, como para o seu animalzinho.

 

Gostou das dicas? Então compartilhe com seus amigos e fique de olho, porque semana que vem tem assunto novo especialmente para você. 

 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

Thor - Bicho Amigo | Lupus Alimentos

 

Este é Thor!
Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!

ACOMPANHE-NOS NO FACEBOOK E INSTAGRAM!

Veja também:

sistema-inume-face
Como fortalecer o sistema imune do meu cachorro ou gato?
HIPERTIREOIDISMO-site
HIPERTIREOIDISMO EM GATOS
QR Code Business Card