Confira algumas dicas que podem deixar seu amigo de estimação mais tranquilo no Natal e no Reveillon.

O fim de ano chegou e com ele as festas também, mas o que poderia ser um momento tão aguardado por nós, para os animais é bastante diferente. O medo de rojões é mais comum do que se pensa e se para nós esta é uma época de comemoração, para eles é um momento de pânico.

Os cães têm a audição quatro vezes mais apurada que a nossa e só isto já seria uma boa explicação para este medo. Mas outro fator que desencadeia esta fobia, seria o medo do desconhecido, os cães não conseguem identificar de onde vem o barulho e isto os deixa extremamente assustados.

Alguns cães apresentam uma fobia tão extrema, que podem acabar se machucando gravemente nestas épocas e isto não é raro. Cães podem tentar desesperadamente entrar em casa ou fugir pra rua e podem se machucar em janelas, portas de vidros, portões, grades, sacadas, piscinas ou mesmo na rua. Nestes casos há alguns cuidados que podem ser tomados, para os cães é importante desviar sua atenção, seja com brinquedos, companhia de outros animais e se isto não for suficiente para distraí-lo e mesmo assim, o animal quiser se esconder, devemos deixar um lugar calmo e livre da movimentação de pessoas. Podemos também colocar tufos de algodão em seu ouvido para abafar um pouco o barulho.

Há também técnicas para acostumar o cão com este tipo de som e fazê-lo perder estes medos, nestes casos é importante procurar um bom adestrador e lhe apresentar o problema. Em casos extremos, como forma de preservar a integridade física do animal, o Médico Veterinário, se julgar necessário poderá prescrever uma medicação para acalmar o animal nestes períodos.

É preciso ter cuidado com os nossos animais também nesta época, seja para não ocorrer nenhum acidente ou para o animal não sofrer demasiadamente. Para mais informações a respeito, converse com o Veterinário para buscar a melhor solução, assim o seu cãozinho e sua audição agradecem.

Larissa Salles Teixeira

CRMV/PR 11718

Cornélio Procópio – PR

700 Visualizações

Veja também:

cao_uivando
Cães que uivam – Herança de seus ancestrais
cao_viagem
Vai viajar? Dicas para o cão/gato
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest