Esse comportamento é um perigo para a
saúde dele, saiba agora o que fazer!

Seu cachorro é daqueles que não se pode descuidar que ele já vai logo atacando o lixo e comendo tudo que vê pela frente? Pois saiba que esse comportamento é um perigo para a sua saúde, mas caso ele já tenha feito isso e você não teve como evitar, saiba agora qual é a melhor conduta que você deve adotar!

O grande problema de um cão que revira e come lixo é que o lixo pode conter qualquer coisa nele. Qualquer coisa mesmo! Desde alimentos estragados à objetos não comestíveis como plásticos, embalagens, meias, linhas e qualquer outra coisa que não nos sirva mais. Imagine agora a quantidade de perigos existentes ali e o grande problema que é não saber exatamente o que foi ingerido.

Se seu cãozinho acabou comendo algo do lixo e agora está apresentando vômito, diarreia, sinais de engasgamento, falta de apetite, fraqueza, salivação ou qualquer outro sintoma estranho, infelizmente não há nada melhor do que leva-lo ao veterinário imediatamente. Sabe por que? Porque tentar qualquer terapia em casa pode ser arriscado demais, além de te fazer perder um tempo precioso. Quer alguns exemplos?

»INGESTÃO DE LINHAS OU FIOS

Vamos supor que o pet tenha ingerido um pedaço de linha. Essa linha não deve ser puxada se estiver na base da língua, pois dependendo de onde a outra ponta estiver enroscada, poderá causar ruptura de algum órgão interno, hemorragia e choque. Então, apesar de parecer simples demais puxar a linha, isso pode ter uma consequência terrível. O melhor mesmo é correr no Veterinário.

»INGESTÃO DE ALIMENTOS ESTRAGADOS

Em alguns casos o Veterinário poderá induzir o vômito do animal e usar medicamentos que impeçam a absorção de toxinas. Mas além disso, ele poderá usar medicamentos preventivos para o botulismo, por exemplo, pois alguns alimentos em decomposição poderão apresentar toxinas como a dessa enfermidade gravíssima. E infelizmente, ninguém tem todo esse aporte em casa, não é mesmo? Além de não ser recomendado aplicar qualquer medicação no pet sem orientação do profissional.

»INGESTÃO DE OBJETOS ESTRANHOS

Os pets adoram ingerir coisas que não são necessariamente para comer, não é mesmo? E isso inclui meias, plásticos, pedaços de outros objetos, brinquedos estragados e qualquer outra coisa que deva ir para o lixo (e não para o seu estômago). O problema é que dependendo do tamanho e forma desse objeto, pode ser que ele não “saia” sozinho e cause uma interrupção do fluxo gastrointestinal. E isso é um grande problema, que pode inclusive, exigir uma cirurgia emergencial de retirada do corpo estranho.

E bom, como você pode ver, qualquer tentativa caseira de resolver o problema pode ser em vão, além de atrasar a terapia correta. Então, o melhor mesmo é levar o pet o quanto antes para uma consulta.

E o seu pet, já ingeriu algo que encontrou no lixo? Conta pra gente
nos comentários e fique de olho, semana que vem tem mais!

 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

Bolota Joaquim - Bicho Amigo | Lupus Alimentos

 

Este é Bolota Joaquim!
Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!

ACOMPANHE-NOS NO FACEBOOK E INSTAGRAM!

Veja também:

Parvovirose tem cura? | LupusAlimentos
A parvovirose tem cura?
Meu cachorro não faz suas necessidades em casa | Lupus Alimentos
Meu cachorro não faz suas necessidades em casa
QR Code Business Card