Para responder a esta pergunta que deixa muitos donos angustiados, precisamos entender o que se passa por trás do medo. Se você adotou o cãozinho da rua ou o animal foi abandonado, é muito provável que ele tenha passado por algumas situações traumáticas. Ele pode ter apanhado, sofrido com maus tratos, ter tido um dono muito ruim ou que o deixava em situações precárias. Se ele tiver medo ou fobia de algum objeto em específico, você já deve imaginar o motivo.

Diante destas condições acima, é natural que o cão desenvolva alguns medos e se sinta inseguro. Já o medo que não é proveniente disto, pode ser só uma característica que o filhote desenvolveu frente aos seus irmãozinhos dominantes da ninhada. Talvez ele tenha sido intimidado pelos grandões do grupo e tenha se tornado mais medroso.

Além de tudo isso que falamos, devemos lembrar que nós, tutores, acabamos por humanizar demais os nossos queridos cães. Tratamos como filhos e em algumas situações que eles sentem medo, nós acabamos estimulando ainda mais, sem nem perceber.

Mas vamos ao trabalho para deixar o pet mais confiante:

  • Mantenha seu tom de voz firme e passe tranquilidade em situações de medo. Sem gritar ou ordenar, apenas transmita confiança.
  • Quando a situação deixar o pet com medo, fique por perto, mas deixe com que perceba que pode confiar em si mesmo e que não há motivo para pânico.
  • Faça passeios e comece devagar. Isso estimula a socialização e ele se tornará mais confiante, se preocupando mais com o mundo que tem para descobrir do que com seu próprio medo.
  • Se precisar, busque um especialista em comportamento animal. Ele terá algumas técnicas para dessensibilizar o seu pet e ajudar com o tratamento de fobias.
  • Mantenha um lugar onde o pet se sinta seguro. Se a situação apertar e for demais para ele, é para lá que ele poderá correr.
  • Tenha paciência. Com o tempo, o pet vai aprender a confiar em você e em si mesmo. Assim, o cãozinho que era medroso poderá se tornar mais seguro e corajoso.

Consulte sempre o veterinário, caso perceba que o seu pet tem algum problema. Às vezes, isto pode ser, na verdade, dor. O pet pode ter muita dor e medo que você o pegue onde dói, então ele acaba se afastando. Atenção a sinais como este. Na dúvida, consulte um profissional.

 

Larissa Salles Teixeira

CRMV/PR 11718

Cornélio Procópio – PR

447 Visualizações

Veja também:

Como-ter-um-gato-em-apartamento_site
Como ter um gato em apartamento?
xixi-de-cachorro-620x413
Cheiro de Xixi: Como se livrar
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest