A berne, infelizmente, é um problema muito comum na rotina veterinária, principalmente quando falamos de animais que vivem em chácaras, sítios ou casas com quintal. Mas o que é berne? É diferente da “bicheira” ou miíase? Vamos entender isso tudo um pouco melhor.

 

» MIÍASE (BICHEIRA) E BERNE

A berne também é um tipo de miíase, que na verdade, é o termo para definir a infestação no tecido subcutâneo por larvas de mosca. Porém, a famosa “bicheira” ocorre quando há várias larvas se desenvolvendo no subcutâneo, formando caminhos por baixo da pele. Já a berne, normalmente é uma só em cada orifício e pode estar presente em um ou em vários locais do corpo do animal, sendo causada por larvas da mosca Dermatobia hominis, a famosa mosca varejeira.

 

» MAS COMO MEU ANIMAL SE INFESTA?

A mosca varejeira deposita seus ovos no abdômen de outra mosca, afinal, ela tem um período de vida muito curto (24 horas), o que não lhe dá muitas oportunidades de perpetuar a espécie. Então essa outra mosca é que faz o restante do trabalho quando pousa no seu animalzinho. Se houver algum ferimento, essa mosca pode ser mais facilmente atraída, mas não obrigatoriamente é necessário um machucado para o pet ter berne, ok?

 

» COMO SABER SE MEU ANIMAL ESTÁ COM BERNE?

É possível notar nos animais acometidos, um orifício na pele com um caroço e uma pontinha branca na extremidade. É esse “buraquinho” que a larva utiliza para respirar. Ela também costuma causar muita dor e incômodo ao animal, conforme se movimenta, então é possível observar o cãozinho tentando coçar e morder o local.

 

» COMO TRATAR?

A larva deve ser removida, para que a pele cicatrize e o orifício se feche. Mas para isso, devemos tomar cuidado ao tentar retirá-la em casa. Muitas pessoas ao tentar espremer, acabam matando a larva dentro do buraco e dificultando a remoção. Existe um jeito certo de fazê-la, e nessas horas é melhor buscar auxílio do Veterinário. Também não se deve introduzir nenhum objeto na pele ou cortar o orifício, assim podemos piorar a situação e causar uma infecção de pele, que é ainda mais difícil de tratar.

Às vezes, a berne pode ser absorvida pelo organismo e a ferida se fechar sozinha, mas dificilmente isso ocorre. Normalmente, precisamos recorrer a alguns medicamentos ou técnicas. Na dúvida, consulte SEMPRE o Veterinário.

 

» COMO PREVENIR?

Para evitar que o animal seja acometido, é recomendável manter o quintal limpo, livre de dejetos e recolher as fezes com uma boa frequência, evitando atrair moscas, além de retirar o lixo, mantê-lo sempre bem fechado e manter o cão com a higiene em dia. Sprays de citronela também são uma boa pedida e podem evitar que as moscas se aproximem de seu cão também.

Como a prevenção envolve o controle de moscas, vale lembrar que cães que passaram recentemente por cirurgia ou que estão com algum machucado merecem atenção redobrada na limpeza dos machucados, usando sempre com recomendação médica, soluções ou sprays antissépticos e com função repelente.

 

Quer saber mais sobre o assunto? Acesse: Miiase ou bicheira, o que fazer?

Gostou dessa matéria? Continue nos acompanhando, porque toda semana tem matéria nova por aqui.

 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

Meg - Bicho Amigo

 

Esta aqui é Meg!
Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!

207702 Visualizações
( 5 )

Veja também:

5-coisas-que-seu-gato-faz-(LupusAlimentos)
5 coisas que o seu gato faz e agora você vai entender o porquê!
Posso-dar-remédio-de-gente-pra-cachorro(LupusAlimentos)
Posso dar remédio “de gente” pra cachorro?
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest