Quais os sinais de que meu cãozinho está com “dor de barriga”?

Quem tem um bichinho de estimação em casa sabe que nem sempre é fácil saber que um ele está sentindo dor, afinal, algumas vezes as mudanças em seu comportamento são muito sutis e não é fácil perceber. Para te ajudar a descobrir, vamos citar quais são os principais sinais de que seu cão está com “dor de barriga”.

»FALTA DE APETITE

A falta de apetite normalmente é o primeiro sintoma a surgir em várias enfermidades. Isso porque quem sente dor dificilmente sente fome, principalmente quando a dor é no estômago ou no intestino, órgãos responsáveis por fazerem a digestão e absorção dos alimentos.

»VÔMITO

A depender da causa da “dor de barriga”, um sinal que pode estar presente é o vômito. Por isso, é importante prestar atenção ao conteúdo do mesmo (se tem sangue ou não, muco, alimento mal digerido, etc.), coloração e frequência dos episódios.

»DIARREIA

A diarreia também pode estar presente em alguns casos de “dor de barriga”. É que depende muito do que está causando a dor, se é alguma infecção alimentar, intoxicação, envenenamento, verminose, corpo estranho, enfim. Então, caso observe diarreia em seu cão, analise a coloração e frequência e se há presença de sangue para informar depois ao veterinário.

»SENSIBILIDADE ABDOMINAL

Ao tocar a barriguinha do seu cachorro ele parece ter alguma sensibilidade? Alguns cães podem se sentir extremamente incomodados dependendo da dor, enquanto outros podem apresentar um certo alívio com a pressão.

Observe como seu animal reage. Ah, é importante lembrar que sensibilidade abdominal nem sempre está relacionada à dor de estômago, afinal, são vários os órgãos internos presente na cavidade abdominal. Observe se a sensibilidade vem acompanhada dos outros sintomas citados acima e informe ao veterinário responsável.

»APATIA

Este sintoma também é comum a várias doenças e não poderia ser diferente com a “dor de barriga”. Um cãozinho com dor provavelmente não ficará tão agitado como o de costume, buscando um lugar calmo e procurando ficar o mais quieto possível, evitando qualquer tipo de brincadeira.

Notou qualquer um desses sintomas em seu cãozinho? É hora de buscar o Veterinário.

A dor de barriga pode ser causada por mais de uma doença diferente como, por exemplo, verminoses, infecções por vírus ou bactérias, intoxicação, ingestão de corpo estranho, além de causas que não se limitam ao estômago ou ao intestino. Pois como dissemos anteriormente, existem outros órgãos no abdômen e que podem confundir nos sintomas.

Portanto, é muito importante levar o pet para uma consulta assim que notar qualquer coisa estranha. E atenção: não tente administrar qualquer medicamento por conta própria, ok? Isso pode ser muito perigoso para a saúde do pet.

Gostou dessa matéria? Então curta e compartilhe com seus amigos
e fique de olho, porque semana que vem tem mais.

 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

Laysa - Bicho Amigo | Lupus Alimentos

 

Este é Laysa!
Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!

ACOMPANHE-NOS NO FACEBOOK E INSTAGRAM!

Veja também:

Meu cachorro não faz suas necessidades em casa | Lupus Alimentos
Meu cachorro não faz suas necessidades em casa
Como saber se meu cachorro vai ficar grande? - MundoPet | LupusAlimentos
Como saber se meu cachorro vai ficar grande?
QR Code Business Card