Cansaço na hora de correr ou brincar, recusa a praticar exercícios, letargia, problemas nas articulações e o visível excesso de peso são sinais de que seu pet precisa de atenção, pois ele pode estar com sobrepeso ou obesidade.

 

 

A obesidade, embora seja muito falada em relação às pessoas, também pode acometer nossos bichinhos, cães e gatos. E apesar de um cão gordinho ser considerado fofo, ele pode estar com a saúde em risco, sabia?

 

 

» COMO SABER SE O CÃO ESTÁ ACIMA DO PESO?

Uma avaliação com o Veterinário te diria exatamente em que escore corporal o seu pet se encontra. Mas para ter uma ideia geral, você poderá observar se as costelas e ossos do pet são visíveis a olho nu (isso se torna mais difícil quando falamos de cães de pelo longo).

Você também poderá tentar com as mãos apalpar as costelas do seu cãozinho, se as sentir com facilidade, pode ser que seu cão esteja com um leve sobrepeso, mas se você tiver mais dificuldade para encontra-las ou não conseguir senti-las, é possível que ele esteja com um grau maior de obesidade.

 

 

» MEU CÃO ESTÁ ACIMA DO PESO – O QUE FAZER?

O primeiro passo seria procurar um veterinário que analisará o escore corporal do seu pet, o nível de obesidade e o estado geral do animal. Assim, ele poderá prescrever um plano de emagrecimento saudável ao cãozinho.

Sim, porque não podemos simplesmente reduzir de forma drástica a quantidade de alimento do pet ou desequilibrar sua alimentação, sem responsabilidade. É preciso uma avaliação do estado atual de saúde do cão para propor atividades físicas que ajudem a queimar calorias, além da utilização de uma ração com menos calorias, de acordo com cada caso.

Então, se seu cãozinho está com uns quilinhos extras, é hora de começar o “projeto verão” do pet e garantir que a saúde esteja em dia. A obesidade pode levar a várias consequências e doenças. Veja mais aqui: Como fazer seu pet emagrecer em 5 passos

 

 

 

Assim como acontece com a gente, estar dentro do peso correto e com a “saúde ok” garante mais energia e disposição para enfrentar o dia a dia. O resultado? Um pet muito mais brincalhão e ativo, além é claro, de ser um cão beeeem mais saudável.

 

Gostou dessa matéria? Então compartilhe com seus amigos e fique
sempre de olho, porque toda semana tem matéria nova por aqui.

 

 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

Sofia - Bicho Amigo

Esta aqui é Sofia!
Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!

281228 Visualizações
( 10 )

Veja também:

5-Mitos-sobre-caes-MundoPet-LupusAlimentos
5 Mitos sobre Cães
Dog Foods
Conheça a linha de produtos Pet Food
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest