Com a chegada do inverno e as temperaturas mais baixas, muitas vezes, só colocar uma roupinha mais quente e um cobertor para o pet podem não ser suficientes. Sabia que os cães também ficam gripados?

A gripe dos cachorros é também chamada de Tosse dos Canis ou Traqueobronquite Infecciosa Canina. Ela é causada não só por um, mas por vários agentes infecciosos, tanto vírus, como bactérias. Essa doença é muito comum e acontece bastante nesta época do ano.

Como meu cão pegou gripe?

A transmissão ocorre da mesma forma que a gripe humana: através do contato entre um animal doente e outro animal com baixa imunidade, mas também através do ar e objetos contaminados. As secreções respiratórias dos espirros e tosse contêm uma alta carga de vírus e bactérias, que quando encontram um cãozinho “desavisado”, transformam-no na vítima perfeita. 

Quais são os sintomas?

Os sintomas são tradicionais: tosse, espirros, desidratação e secreção. Em alguns casos o animal pode ter febre e costuma ficar mais apático, quietinho e sem apetite. Se a doença se agravar, o quadro pode evoluir para pneumonia, levando o pet a óbito. Fique de olho. 

Qual o tratamento?

O tratamento pode ou não ser necessário, dependendo dos sintomas que o animal está apresentando, pois, a gripe pode se resolver sozinha em cerca de 7 a 10 dias. Mas caso necessite, normalmente, são apenas para amenizar os sintomas (tratamento suporte) e no caso de uma infecção por bactérias, a terapia é direcionada à morte ou paralisação das bactérias. O tratamento pode incluir antibióticos, anti-inflamatórios, descongestionantes, xaropes expectorantes, analgésicos, antitérmicos e a umidificação do ar.

Como prevenir?

A gripe pode ser causada por um ou vários agentes, mas através da vacinação, principalmente, é possível proteger o animal contra alguns dos principais causadores da tosse dos canis. Além disso, devemos manter o animal com boa alimentação e com a saúde em dia, para que ele possa manter sua imunidade protetora. Devemos, sempre que possível, evitar a aglomeração e estresse dos animais.

Se perceber que seu cãozinho está apresentando algum destes sintomas, o veterinário deverá ser consultado. Não realize nenhum tipo de medicação sozinho em seu animal. Lembre-se: alguns medicamentos humanos são contraindicados para cães e gatos.

 

Larissa Salles Teixeira

CRMV/PR 11718

Cornélio Procópio – PR

785 Visualizações

Veja também:

xixi-de-cachorro-620x413
Cheiro de Xixi: Como se livrar
Como-encontrar-o-gato-que-sumiu-site
Como encontrar o gato que sumiu?
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest