Sangue na urina: toda vez que o cãozinho apresenta esse tipo de sinal, a gente entra em desespero, não é mesmo? Afinal, todo mundo sabe que isso é um alerta de que algo não vai bem.

 

Quer saber mais? Descubra agora as principais causas desse problema.

 

 

O sinal conhecido como hematúria ou sangue na urina, infelizmente, é bastante comum na clínica de cães e gatos e pode ser um sinal de alerta para várias doenças. Abaixo uma lista com as principais origens desse sintoma:

 

 

INFECÇÃO URINÁRIA

 

Uma das causas mais comuns desse sintoma são as infecções urinárias, normalmente com a presença de bactérias, causando dor, febre e dificuldade para urinar. A infecção urinária deve ser tratada o quanto antes com medicações pelo Veterinário, evitando que a bactéria “suba” e colonize cada vez mais os órgãos do sistema urinário, como os rins, por exemplo – o que levaria a um quadro bem mais grave … de pielonefrite.

 

 

 

CÁLCULOS URINÁRIOS

 

As famosas “pedras nos rins” também podem acometer os pets (pobrezinhos)! E a gente sabe que por menor que seja o cálculo urinário, ele tem que passar por um “caminho” muito estreito e em muitos casos, acaba lesionando as paredes das vias urinárias – da mesma forma como ocorre com os humanos (quem já teve, sabe bem do que estamos falando).

 

 

 

ENVENENAMENTO

 

Alguns tipos de venenos, como os de rato, por exemplo, se ingeridos por um cão ou gato podem causar sangramentos e hemorragias internas, que podem ser percebidas na urina. Se o envenenamento não for tratado imediatamente, pode levar o animal à óbito em poucas horas. Então atenção aos sintomas!

 

 

 

ENVENENAMENTO

 

Alguns tipos de venenos, como os de rato, por exemplo, se ingeridos por um cão ou gato podem causar sangramentos e hemorragias internas, que podem ser percebidas na urina. Se o envenenamento não for tratado imediatamente, pode levar o animal à óbito em poucas horas. Então atenção aos sintomas!

 

 

 

TRAUMATISMO/ATROPELAMENTOS

 

Em casos de animais acidentados, é comum que haja lesão em órgãos internos, ainda que o animal aparentemente esteja bem, visualmente falando. Mas nem sempre o fato de o pet parecer bem significa que ele realmente esteja bem. Depois de grandes traumas ou atropelamentos é sempre importante consultar o Veterinário, e aqui vale lembrar um ditado popular: “As aparências enganam”. E como enganam …

 

Diversas outras causas também podem ser as responsáveis pela hematúria em cães e gatos, como por exemplo, doenças infecciosas como a Leptospirose canina, cadelas no cio, animais com Tumor Venéreo Transmissível (TVT), exercícios extenuantes, neoplasia (tumor), cistite, enfim. E como são muitas possíveis causas, um diagnóstico correto do Veterinário é de extrema importância.

 
 

Se seu pet está com este sintoma, leve-o para a consulta o quanto antes e não espere
o quadro se agravar. Depois, o tratamento pode ser muito mais complicado, ok?

Gostou dessa matéria? Então curta e compartilhe com seus amigos.
Deixe também sua opinião nos comentários e até a próxima semana!

 

 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

Túlio Astolfo Borralho - Bicho Amigo

Esta aqui é Túlio!
Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!

279527 Visualizações
( 10 )

Veja também:

MausTratos-MundoPet-(LupusAlimentos)
Maus-tratos aos animais: o que fazer e como denunciar?
Meu-cachorro-esta-com-dificuldade-para-respirar-MundoPet-(LupusAlimentos)
Meu cão está com dificuldade para respirar – o que fazer?
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest