As cobras são sempre motivo de alerta para quem tem um animalzinho de estimação, principalmente aqueles que vivem em ambientes rurais.

No Brasil existem mais de 350 espécies de cobras, mas apenas 15% destas são consideradas venenosas. Essas cobras estão divididas em 4 gêneros:

  • Bothrops (jararaca, jararacuçu);
  • Lachesis (surucucu, pico de jaca);
  • Crotalus (cascavel);
  • Micrurus (coral verdadeira).

Estes três primeiros gêneros de cobra são responsáveis por mais de 95% dos acidentes ofídicos no Brasil. Ainda que o último gênero de cobra, da coral verdadeira, tenha um alto potencial letal, elas normalmente não são as principais causadoras de acidentes ofídicos.

MEU CÃOZINHO FOI PICADO – E AGORA?

A primeira coisa a se fazer é lavar o local da picada com água e sabão e levar o animal imediatamente ao Médico Veterinário para que ele faça a administração de soro antiofídico o mais rapidamente possível. O soro antiofídico será específico para o veneno da cobra que causou o acidente e se aplicado rapidamente tem o poder de neutralizar o veneno antes que ele cause grandes danos no organismo do pet.

Além do soro antiofídico, o Veterinário indicará demais terapias de suporte, como a aplicação de soro antitetânico, manter o pet hidratado com fluidoterapia, administrar antibioticoterapia, anti-inflamatório, além de limpeza da ferida e monitoramento do animal.

PICADA DE COBRA – O QUE NÃO FAZER?

Não se deve fazer garrote ou torniquete no membro acometido e também não se deve cortar o local da picada ou colocar sobre a ferida borra de café ou qualquer outra receita caseira. Além de não resolver em nada, estas orientações são completamente contraindicadas, pois podem agravar ainda mais o quadro clínico do pet.

Como você pode ver nesta matéria, alguns cuidados devem ser tomados se um animal for picado por uma cobra. É muito importante levar o pet rapidamente para o Veterinário para que ele tenha chances de se recuperar. Em acidentes ofídicos, a rapidez do tratamento é peça-chave para o sucesso da recuperação.

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe com seus amigos e fique de olho em nossa página no Facebook e no Instagram, pois sempre tem informação nova para você!

 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

Thor - Bicho Amigo | Lupus Alimentos

 

Este é Thor!
Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!

ACOMPANHE-NOS NO FACEBOOK E INSTAGRAM!

Veja também:

Giardíase em cães e gatos
Parvovirose tem cura?
QR Code Business Card