Se o seu cachorro morde tudo, desde o pé da cadeira até o pé das pessoas é hora de reavaliar esse comportamento e corrigí-lo o quanto antes.

Primeiro, antes de sair dando bronca por aí, entenda que mastigar é um comportamento normal do pet, ele precisa fazer isso, só não precisa ser nos lugares que não pode, não é mesmo?

Mas por que será que o pet mastiga tudo que vê pela frente? Será que ele tem algum problema comportamental? Será que tem deficiências nutricionais? Abaixo os principais motivos que os levam a isso:

  • Tédio;
  • Chamar a atenção;
  • Ansiedade;
  • Coçar a gengiva (ou quando os dentes estão nascendo);
  • Falta de atividade;
  • Acúmulo de energia.

Se o problema dele for tédio, ansiedade ou acúmulo de energia, algumas horas de brincadeira e passeios diários poderão ser suficientes.

Caso o problema seja coceira na gengiva em decorrência da troca dos dentinhos, vale a pena comprar brinquedos próprios para ele mastigar e aliviar esse incômodo. Cuidado com partes que possam se soltar.

Agora se o pet tem apenas um mau comportamento, precisaremos dispor de um treinamento com ou sem adestradores. O ideal é mostrar o que ele pode fazer, comemorando sempre que ele fizer o certo e impedir GENTILMENTE quando ele fizer o errado. Assim ele começa a associar que um objeto pode morder e o outro não.

Faça o teste: compre vários brinquedos próprios para cachorros (Sem peças que possam causar acidentes) e o supervisione de perto. De início deixe à disposição do pet tudo que ele pode brincar e retire do alcance aquilo que não pode. Quando ele brincar com os seus próprios brinquedos, elogie, agrade, faça festa. Quando ele fizer o contrário, reprima-o sem bater.

Em alguns casos de pets mais bagunceiros, a ajuda de um adestrador pode ser essencial e indispensável, portanto, considere essa possibilidade. Se for preciso, também pode ser necessária a ajuda de um Veterinário para animais mais ansiosos e que necessitem de medicação.

 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

 

 

Este aqui é o Chokito. Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!

 

77964 Visualizações
( 23 )

Veja também:

Por-que-os-gatos-trazem-animais-mortos-para-casa(LupusAlimentos)_site
Por que os gatos trazem animais mortos para casa?
Gato-pode-beber-leite_
Gato pode beber leite?
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest