Você já parou pra se perguntar se isso é bom para os
animais ou se pode causar algum problema para eles?

Uma das grandes preocupações de quem vai adotar um cão é com relação às necessidades básicas do pet. À princípio, muita gente quer que o animal urine somente fora de casa, durante os passeios, assim evita-se um pouco a sujeira dentro de casa. Mas você já parou pra se perguntar se isso é bom para os animais ou se pode causar algum problema para eles? Vamos descobrir isso agora!

Antes de ensinar o seu pet a fazer as necessidades somente durante os passeios é preciso ter em mente que você deverá dispor de bastante tempo para sair com seu pet, ou seja, no mínimo, 3 a 5 vezes ao dia. Ah, e não importa o clima que estiver lá fora, faça chuva ou faça sol, o cão precisa desse momento, né? Afinal, ele ficará segurando e esperando por esse passeio para se aliviar. E muitos cães, depois de aprenderem que isso é regra, obedecerão e pacientemente ficarão sofrendo se ninguém os levar para passear. E é aí que mora o perigo.

Ficar segurando por muito tempo a urina ou as fezes pode (sim!) trazer problemas para o seu pet. Então, se você não tem tanto tempo assim para levar o pet ao banheiro, é bom repensar e montar um local adequado para ele se aliviar dentro de seu território mesmo.

Agora, se o cão realmente não se sente à vontade para se aliviar dentro de casa, você deverá buscar ajuda de um profissional de adestramento, que poderá ajudar com técnicas simples. Abaixo, alguns exemplos que podem ajudar:

»ASSOCIAÇÃO COM JORNAL

Ao perceber que o cão vai urinar em algum local de sua preferência, coloque um jornal onde ele vai se aliviar. Isso vai servir como um estímulo olfativo e visual. Aos poucos, você vai mudando o jornal de lugar e colocando no local correto que será o seu banheirinho definitivo.

»AO SEU COMANDO

Quando levar o pet para passear e perceber que ele está se aproximando de um lugar para urinar, tente antes disso, liberar um comando falando em voz alta “xixi”. Assim, somente depois disso, deixe-o urinar. Depois, ofereça uma recompensa. Com o tempo ele associa que o comando é a deixa. Mas não se preocupe, ele não deixará de fazer as necessidades por não ouvir o comando.

Quem tem um cãozinho em casa sabe que oferecer carinho e dar uma boa alimentação estão longe de serem tudo que o pet precisa para ter qualidade de vida. Os animais exigem alguns cuidados extras com a higiene e suas necessidades básicas.

Gostou dessa matéria? Então curta e compartilhe com seus amigos!

 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

Laysa - Bicho Amigo | Lupus Alimentos

 

Este é Laysa!
Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!

ACOMPANHE-NOS NO FACEBOOK E INSTAGRAM!

Veja também:

Meu cachorro comeu lixo | Lupus Alimentos
Meu cachorro comeu lixo – e agora?
Meu cachorro está com “dor de barriga” | Lupus Alimentos
Meu cachorro está com “dor de barriga”. E agora?
QR Code Business Card