Se você tem um cachorrinho para chamar de seu, com certeza em algum momento de sua vida (ou em todos eles) já foi muito bem recebido em casa com mil lambidas por parte do dog, não é mesmo? Mas por que será que eles fazem isso? Será que é um sinal de carinho?

 

Lamber pode significar muita coisa. As mamães caninas, desde cedo, lambem seus filhotes para ajuda-los a respirar, a defecar, urinar e a se limpar. Alguns animais com ansiedade e tédio também podem lamber-se compulsivamente. Outros cães podem usar o ato de lamber para aliviar o estresse. Em alguns casos é só questão de comunicação. Em outros é limpeza. E em muitas situações é a mais pura demonstração de afeto e relacionamento com o tutor.

 

Esse comportamento não é um enigma tão grande assim, aliás, é uma atitude bastante comum em raças de cães, uns mais, outros menos e que veio como uma herança de seus ancestrais.

 

Na maior parte das vezes, a lambida ou o famoso “beijo canino” é um sinal profundo de afeto do cão com seu dono. Afinal, os animais costumam lamber uns aos outros (mas só aqueles de que gostam muito). Em alguns casos, pode também ser sinal de reverência e lambidinhas no queixo ou pescoço podem significar submissão.

 

Mas além do carinho todo, há ainda uma grande utilidade dessas lambidas caninas. A língua dos cães é um órgão que consegue captar informações importantes sobre seu tutor e o ambiente ao redor. Não é o máximo?

 

Se seu cãozinho, porém, parece incapaz de parar de lamber, talvez esse seja um sinal de alerta, onde ele tenta demonstrar sua insatisfação, ansiedade e seja um meio de chamar a atenção de seu tutor, principalmente se houver acompanhado de outros sinais como automutilação e uivos em excesso. Vale o alerta!


Gostou dessa matéria? Agora você já sabe o motivo de ser recebido tão bem em casa. Fique de olho, semana que vem tem muito mais.

 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

Nix - Bicho Amigo

 

Este aqui é Nix!
Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!

156893 Visualizações
( 4 )

Veja também:

Cachorro-tem-íngua(LupusAlimentos)
Cachorro tem Íngua?
Meu-cao-esta-mancando---o-que-pode-ser(LupusAlimentos)
Meu cão está mancando – o que pode ser?
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest