Com a chegada do inverno, marcada para o mês de junho, vemos muitas pessoas se preocupando com problemas comuns dessa época do ano como a gripe, o resfriado e a tosse, que acabam aparecendo mais cedo ou mais tarde, não é mesmo?

Sabemos que as doenças virais e bacterianas são extremamente contagiosas e para evitar que se espalhem para outras pessoas/animais, alguns cuidados devem ser tomados. Muita gente se pergunta se esses cuidados também devem ser tidos com os nossos cães. Será? Que cuidados devemos ter?

O verdadeiro vírus causador da gripe é um vírus influenza que sofre muitas mutações genéticas e de tempos em tempos apresenta novas características e por este motivo deve ser acompanhado de perto. Ou seja, um vírus que hoje não infecta animais pode no futuro infectar devido a essas mutações, portanto, toda atenção é pouca.

Mas quando falamos em gripe de cães, outros agentes ganham maior destaque como o vírus da Parainfluenza, o Adenovírus e a bactéria Bordetella bronchiseptica, que juntos são responsáveis por causar a Traqueobronquite Infecciosa Canina (Tosse dos Canis). E as melhores formas de evitar que o seu pet fique doente são:

  • Manter seu pet longe de animais doentes;
  • Manter um bom estado nutricional;
  • Deixar o pet livre de vermes e parasitas (pulgas e carrapatos);
  • Ambiente e condições sem estresse, que são fatores que ajudam a deprimir o sistema imunológico e deixam uma porta de entrada para doenças infecciosas.

Agora se o pet já está com Tosse dos Canis, que cuidados se deve tomar? À princípio, os cuidados são apenas oferecer um suporte, igual ao que já acontece com nós humanos.

Às vezes são necessárias medicações para combater as infecções e sintomas, como antibióticos, antitussígenos, anti-inflamatórios, antitérmicos e outros. Mas tudo isso sempre com a indicação do Médico Veterinários, pois lembrem-se: nem todo medicamento usado na medicina humana pode ser usado em cães, alguns são extremamente tóxicos e podem ser fatais. Atenção!

Se você perceber sintomas como tosse rouca (grasnido de pato), secreção nasal, febre ou falta de apetite em seu cãozinho, consulte o Veterinário para identificar e tratar corretamente o quanto antes.

 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

 

 

Este aqui é o Aslan. Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!

 

80142 Visualizações
( 23 )

Veja também:

Gato-precisa-tomar-banho(LupusAlimentos)
Gato precisa tomar banho?
Quando-um-casal-se-separa,-com-quem-fica-o-pet(LupusAlimentos)
Quando um casal se separa, com quem fica o pet?
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest