Como identificar se meu cachorro
sofre de Ansiedade da Separação?

Você já ouviu falar de ansiedade da separação? Esse é um problema que afeta vários cães ao redor do mundo e nós já falamos sobre ele anteriormente nessa matéria, saiba mais: ANSIEDADE DA SEPARAÇÃO.

»QUAIS SÃO OS SINAIS?

Os principais sinais incluem comportamentos impróprios como urinar ou defecar em locais não habituais, roer ou arranhar móveis, destruir objetos, latir ou uivar excessivamente e não se alimentar ou beber água enquanto seu dono não volta para casa.

 

Alguns animais podem apresentar-se mais quietos e apáticos, enquanto outros podem apresentar-se extremamente agitados. Ainda há a possibilidade de demonstrarem comportamentos autodestrutivos como morder-se a si mesmo ou lamber excessivamente as patas ou alguma outra parte do corpo, chegando até mesmo a apresentar ferimentos pelo excesso de lambedura.

 

Isso pode variar de um animal para outro, mas normalmente os sinais surgem quando o tutor sai de casa por algum tempo e deixa o cão sozinho.

 

Apesar de esse tipo de ansiedade não ter predisposição racial e poder acometer qualquer raça de cão, algumas raças (Border Collie, Labrador, Bichon Frisé, Poodle Toy, Pastor Alemão) têm sido relatadas com maior frequência por seu comportamento muito agitado e que requerem um alto nível de atividade e atenção. Mas é claro que qualquer raça ou mesmo animais SRD (sem raça definida) podem apresentar ansiedade da separação.

DICA: Qualquer animal precisa de muita atenção e atividade física regular,
diminuindo-se assim as chances de o problema surgir.

 

Se o seu cão apresenta esses sintomas, busque ajuda de um profissional, que o auxiliará com a melhor terapia para o seu cão, que poderá ser medicamentosa ou comportamental, além de inserir mais atividade na rotina do animalzinho.

Gostou dessa matéria? Então curta e compartilhe com seus amigos. E se você tem ou já teve um animal que apresentou esse problema, conte para nós a sua experiência nos comentários abaixo. E fique de olho, porque semana que vem tem mais.

 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

Thor - Bicho Amigo | Lupus Alimentos

 

Este é Thor!
Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!

ACOMPANHE-NOS NO FACEBOOK E INSTAGRAM!

Veja também:

Meu cachorro está com calos. Isso é normal? - Mundo Pet | Lupus Alimentos
Meu cachorro está com calos. Isso é normal?
GATO-ENVENENADO
Acho que meu gato foi envenenado, e agora?
QR Code Business Card