Basta o tempo mudar e as nuvens começarem a se formar que você já fica todo preocupado com seu amigão, não é mesmo? A chuva forte cai, com direito a raios e trovões e seu pet já corre se esconder, uiva alto e fica tremendo de medo. O que fazer para ajuda-lo?

Nessa época de inverno é muito comum que isso ocorra e não se preocupe, pois você não está sozinho. Nós sempre falamos aqui do medo de rojões na época de festas e fim de ano, mas isso também ocorre agora, em decorrência das festas juninas. Então, as dicas são as mesmas para as duas situações.

A principal fonte do medo é o medo do perigo. Ruídos altos podem ser um trauma para o seu pet, por isso ele foge. E o que podemos fazer para acalmá-los?

Em primeiro lugar devemos ser fonte de segurança para eles. Sempre que ouvir trovões, tente distraí-lo, oferecer petiscos, brincar, fazer carinho e mostrar que está tudo bem e nada de mal vai acontecer.

Não o repreenda nesse momento, pois pode piorar a situação. Mostre conforto e passe segurança. Ah, tente não se assustar também com os trovões (isso é importante).

Ofereça um lugar calmo e tranquilo para o pet e esteja com ele para acalmá-lo. No início isso é importante, mas à medida que ele vai se acostumando, obviamente que você não precisará estar por perto em todo o temporal que vier. É um treino que merece dedicação e esforço, senão pode ir por água abaixo. Veja aqui mais algumas dicas: http://goo.gl/s9Hym8 e http://goo.gl/V4bDuf

Se o medo for extremamente grande e você não conseguir controla-lo sozinho, pode ser necessária a ajuda de outro profissional, como um adestrador e especialista em comportamento canino ou o Médico Veterinário que poderá tratar algum trauma com medicações.

Gostou da matéria? Fique de olho, porque semana que vem tem mais.

 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

 

 

 

Esta aqui é a Dolores. Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!

 

 

84207 Visualizações
( 23 )

Veja também:

Meu-cachorro-está-tremendo
Meu cachorro está tremendo – o que pode ser?
Mordidas-de-amor---por-que-meu-gato-faz-isso
Mordidas de amor – Por que meu gato me morde?
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest