Seu cãozinho está apresentando uma respiração estranha ou está com dificuldades para respirar? Atenção! Descubra as possíveis causas agora mesmo!

 

 

Respirar com dificuldades não é normal. Esse é o primeiro ponto que você deve se atentar. É claro que existem algumas particularidades em determinadas raças, principalmente os braquicefálicos, como o pug e o buldogue, que têm uma respiração um pouco mais ruidosa. Mas aqui estamos nos referindo a cães que sempre respiraram de forma normal, sem dificuldades e de repente, passaram a apresentar problemas. O cão que apresenta esse sintoma, isolado ou associado a outros sinais clínicos deve receber maior atenção do Médico Veterinário.

 

 

QUAIS SÃO AS POSSÍVEIS CAUSAS?

 

As causas são as mais variadas possíveis, indo desde problemas do trato respiratório inferior (como pneumonia ou bronquite) ou superior, colapso de traqueia, tumores torácicos, engasgo com objeto estranho, doenças infectocontagiosas como a Tosse dos Canis, alergias, pneumotórax, hemotórax (presença de sangue na cavidade torácica, normalmente causado por traumas), pleurite (inflamação da camada que reveste o pulmão) e diversas outras situações. Então, para melhor identificar a origem do problema, a avaliação do Veterinário é fundamental, ok?

 

 

 

SINTOMAS:

 

A respiração dificultosa pode vir acompanhada de:

 

• Vômito;
• Secreção nasal;
• Dificuldade para se alimentar;
• Cianose (mucosas arroxeadas);
• Dor;
• Aumento de volume na região do tórax ou traqueia;
• Tosse.

 

 

 

QUAL O TRATAMENTO?

 

O tratamento sempre é dependente da origem do problema, que pode ser corrigido com medicações, cirurgias e outras formas de terapia.

Aqui vale uma dica final: nunca utilize nenhum medicamento por conta própria. Se seu pet está com este problema, consulte o veterinário o quanto antes para evitar que o quadro piore.

 

 

 

Se você gostou dessa matéria, compartilhe com seus amigos. E continue nos acompanhando, porque semana que vem tem mais uma matéria exclusiva para você!

 

 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

Zeus - Bicho Amigo

Este aqui é Zeus!
Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!

278741 Visualizações
( 10 )

Veja também:

Meu-cachorro-esta-urinando-sangue-MundoPet-(LupusAlimentos)
Meu cachorro está urinando sangue – o que pode ser?
Suplemento-para-Caes-MundoPet-(LupusAlimentos)
Suplemento para cães: o que é, quando e como usar?
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest