O que fazer com um cachorro que não para de morder sua patinha?

 
 

Em primeiro lugar, é preciso descobrir a causa dessas mordidinhas. Porque, claro, um cãozinho que não para de se morder tem um motivo para isso, certo?

 

O animal pode se morder por vários motivos: coceira, dores, feridas/machucados, parasitas ou ansiedade. E cada uma dessas causas merece uma atenção especial e diferente, ou seja, cada caso é um caso.

 

Para investigar melhor, o ideal é levar o pet ao Veterinário para alguns exames. Por exemplo, primeiro descartamos as causas mais simples, como machucados visíveis, algum objeto estranho na patinha, enfim. Depois, basta checar se o controle de ectoparasitas (pulgas e carrapatos) está em dia, tanto no animal, quanto no ambiente.

 

Pulgas e carrapatos causam uma coceira horrível e seu cãozinho pode estar sofrendo com isso. Além disso, alguns pets ainda possuem alergia à saliva e picada de ectoparasitas, então por mais que não seja encontrado nenhum parasita, uma só picada seria suficiente para causar alergia e claro, coceira. Nestes casos em especial, os pets merecem uma atenção redobrada quando se trata de controle de pulgas e carrapatos.

 
 

Um outro ponto para se atentar é:

 

• A coceira é mais focalizada na patinha ou está presente no corpo inteiro?
• Só uma patinha está sendo afetada ou todas?

 
 

Aqui ainda podemos partir para dois lados. Suponhamos que seja uma alergia no corpo todo, então o pet pode estar sofrendo de alergia alimentar (que vem acompanhada de outros sintomas) ou outros tipos de dermatites. Se é só em uma patinha, pode ser que o pet esteja com dores. Porém, pode também ser sinal de ansiedade e tédio que desencadeiam o que chamamos de dermatite psicogênica.

 
 

Para saber mais sobre as possíveis causas, veja essa nossa outra matéria:

Por que meu cãozinho não para de se lamber, coçar ou morder?

 
 

Em qualquer dessas hipóteses, é essencial que o pet seja examinado pelo profissional, pois não adianta passar uma pomada para infecções se o caso for ectoparasita. Assim como não adianta passar alguma medicação e trabalhar com terapia para ansiedade se o problema for alergia. Para tratar o problema, o primeiro passo é identificar a causa. Para isso, o veterinário é o profissional mais indicado, certo? Na dúvida, consulte-o.

 

Gostou dessa matéria? Compartilhe e fique de olho nas novas matérias que vêm por aí.

 
 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

 
 

Estas aqui são Belinha, Aika e Flozinha!
Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!

 
 
 
 

142226 Visualizações
( 43 )

Veja também:

descubra-porque-os-gatos-nao-podem-ficar-mais-de-48-horas-sem-comerlupusalimentos
Quanto tempo um gato pode ficar sem comer?
por-quanto-tempo-o-virus-da-cinomose-e-da-parvovirose-ficam-no-ambientelupusalimentos
Por quanto tempo o vírus da cinomose e da parvovirose ficam no ambiente?
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest