Não é novidade nenhuma que os felinos são muito espertos e ágeis, conseguem capturar mosquitos, pássaros, ratos e … morcegos (eca!). E se você chegou até aqui porque viu que seu gato mordeu um morcego e agora está sem saber se pode ter algum risco ou não, você está no lugar certo. Vamos descobrir?

Os morcegos são mamíferos que podem transmitir raiva, uma doença extremamente grave e fatal. Nós falamos sobre raiva aqui nesta matéria http://goo.gl/wSko9I. Veja e fique sabendo mais da gravidade da doença.

Mas aqui nós não vamos falar da doença e sim do fato do seu querido gatinho ter mordido um morcego. Agora a questão é: será que o morcego também o mordeu? Se a resposta for sim (e provavelmente é), este pode ser um grande problema. O que quer dizer que se o morcego estiver infectado, ele pode ter passado o vírus através da mordida sim. E não dá para saber só de olhar se o morcego estava ou não infectado. Isso porque normalmente eles abrigam o vírus, sem manifestar qualquer sintoma. Mas o fato dele ter facilitado que seu gato o pegasse, pode significar que ele estava um pouco “zonzo” e caiu próximo de seu bichano. Este sim pode ser um sinal de raiva.

Seu gato mordeu um morcego e você não sabe se está ou não infectado? Primeira coisa a ser feita é levar o gato ao veterinário. Não dá para perder tempo. Dependendo de como estiver o bichano, se ele estiver com a vacinação preventiva anual contra a raiva, ele poderá manter o animal sob observação e revaciná-lo. Mas se o animal estiver com a vacinação atrasada, ele irá manter o pet sob observação e tomar as medidas necessárias.

Mas será que só a raiva o morcego pode transmitir? Nada disso, outras doenças como Histoplasmose, Salmonelose e parasitas (pulgas, carrapatos) também podem ser levadas ao seu pet. Mas são de menor gravidade se tratadas corretamente.

Seu gato mordeu um morcego? Leve-o ao veterinário que irá examiná-lo, se necessário pedirá exames ou manterá o animal sob observação. Para evitar que isso ocorra, mantenha os gatos sob seus cuidados dentro de casa, com telas nas janelas e com a vacinação anual sempre em dia.

 

Larissa Salles Teixeira

CRMV/PR 11718

Cornélio Procópio – PR

4393 Visualizações
( 1 )

Veja também:

Meu-cachorro-está-com-o-rosto-inchado_site
Meu cachorro está com o rosto inchado
Meu-cachorro-mordeu-um-ouriço_site
Meu cachorro mordeu um ouriço
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest