Se você acaba de perceber que seu gatinho não para de miar e chegou até aqui por causa disso, saiba que você não é o único. Seu gato está miando sem parar? Qual será então a causa dessa “cantoria” toda? Será que ele tem algo a dizer? Vamos descobrir juntos. Um gato pode miar por vários motivos, veja e tente descobrir em qual situação seu bichano se encaixa:


1- Chamar a atenção

O fato de um gatinho miar sem parar pode ser, pura e simplesmente, uma forma de chamar a sua atenção para ele. Ele pode estar fazendo isso como se estivesse “protestando” a sua falta de tempo e carinho. Então mia, mia, mia até você não aguentar mais. Eles farão exatamente como as crianças, só param de fazer “manha” quando ganham o que estão pedindo. Vamos combinar que isso é fácil de resolver, não é? Reserve uns momentos para brincar e dar carinho e esse barulho vai ter fim rapidinho.


2- Conversar com outros gatos

Um outro motivo para o bichano gastar suas cordas vocais na potência máxima é porque ele está afim de “bater um papo” com seus colegas do bairro. Muitas vezes, nós nem percebemos, mas pode ser que tenha outro gatinho miando também lá de longe. Afinal, eles tem muita conversa para colocar em dia, não é?


3- Fome/sede

Quem tem um gatinho em casa sabe como é: se ele estiver com fome ou sede e a mesa de jantar não estiver toda arrumadinha e limpa, ele vai aprontar o maior escândalo. Típico dos felinos…Mas cá pra nós, eles bem que têm razão. Sempre falamos que os gatos gostam de beber água fresca e limpa e também se alimentam mais vezes ao dia, porém em menor quantidade. Então, se ele estiver com fome, pode ter certeza que ele vai te avisar. Providencie um jantar ao nível dele e estará tudo ok.


4- Cio

Fêmeas no cio são reconhecidas de longe. Isso porque elas miam sem parar e se esfregam nas pessoas e objetos, além do famoso cheiro característico, o “feromônio”. O que elas querem é chamar a atenção, mas neste caso, dos machos da redondeza. Já os machos, quando percebem a fêmea no cio por perto, miam bastante também, doidinhos para irem até lá. Neste caso, vale lembrar que se você se render à gritaria deles e deixa-los ir miar bem longe, corre-se um risco muito grande, principalmente nestas épocas de cio, pois é aí que as brigas (entre machos) ocorrem com maior frequência.


5- Dor

Por último e mais preocupante é quando o gatinho mia por estar sentindo desconforto ou dor. Ele pode estar passando por um grande problema e acaba vocalizando isso. Esta situação ocorre com qualquer tipo de dor e é muito frequente em machos castrados com inflamação do trato urinário. Quando eles vão para a caixinha de areia tentar urinar, fazem força em excesso e miam bastante, pode ter certeza que tem algo errado. Estes casos devem ser avaliados imediatamente por um profissional adequado. Não espere que seu gato apresente outros sintomas para só então leva-lo, pois aí pode ser tarde demais.

Se você já se certificou que o gato não está passando por nenhuma das outras situações acima, então pode ser que algo não esteja bem.

Na dúvida, consulte o veterinário.

8587 Visualizações
( 2 )

Veja também:

Meu-cachorro-gato-está-com-diarreia_site
Meu pet está com diarréia
Raiva-em-cães-e-gatos_site
Raiva em cães e gatos
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest