Animais possuem pelos e é completamente natural que uma troca de pelagem ocorra, de tempos em tempos. Porém, o que mais preocupa os tutores é quando os animais passam a soltar mais pelo do que o comum, e isso não é nada normal, além de poder ser sugestivo de algumas patologias, e é sobre isso que falaremos hoje.

 

Quem nos acompanha aqui já deve ter visto nessa matéria alguns sinais que indicam como diferenciar se a queda de pelo é considerada normal ou se pode estar associada a alguma doença. Se você ainda não viu, acesse a matéria e leia mais.

 

 

»QUAIS DOENÇAS PODEM CAUSAR A QUEDA DE PELO EXCESSIVA?

Problemas de pele, como sarnas, alergias e micoses podem levar à queda de pelo, que pode estar focada em uma parte do corpo ou disseminada.

Deficiências nutricionais: a falta de vitaminais e minerais no organismo em decorrência de uma alimentação desequilibrada pode levar a um pelo sem brilho e quebradiço e, consequentemente, a uma queda de pelos excessiva.

Doenças sistêmicas;

Doenças hormonais.

 

 

»MEU CACHORRO/GATO SOLTA MUITO PELO – O QUE EU FAÇO?

Uma dica que ajuda bastante é a escovação diária do pet com uma escovinha própria encontrada em casas agropecuárias e pet shops. Isso ajuda a retirar os pelos mortos que ficam caindo por aí, além de ser uma boa forma de evitar que os gatos ingiram bolas de pelo, em decorrência de seus banhos intermináveis.
 

Outro ponto importante é se certificar de fornecer a alimentação adequada ao seu animalzinho. Nada de restos de comida ou petiscos em excesso, combinado? O equilíbrio é a chave do sucesso!
 

E caso o problema do pet seja de origem dermatológica, o banho com produtos específicos e recomendados por um profissional será peça fundamental no tratamento.
 

Essas dicas podem ajudar a minimizar a queda de pelo, mas nem sempre o problema é simples e o apoio profissional é fundamental. Então, para melhorar de forma definitiva o aspecto da pelagem e para o pet ter um pelo bonito e sedoso, o veterinário precisa ser consultado (não há escapatória).
 

Ter um pet requer cuidados e a pelagem é somente um deles. Para manter o pet bonito e saudável, consultas frequentes ao veterinário são necessárias, assim como banhos rotineiros e check up regulares.

 

 

E o seu pet solta muito pelo? Conta para gente nos comentários.
Se gostou dessa matéria, então curta e compartilhe com seus amigos!

 

 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

Tobby - Bicho Amigo

Este é Tobby!
Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!

Veja também:

Meu-cachorro-nao-quer-comer-MUNDOPET-LupusAlimentos
Meu Cachorro está muito magro e não quer comer
Como-fazer-a-troca-de-racao-do-meu-pet-MundoPet-LupusAlimentos
Como fazer a troca de ração do meu pet?
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest