Quando um cão começa a arrastar as patinhas de trás e tem dificuldade para caminhar, surgem várias preocupações: o que causou isso? Será que ele vai voltar a andar? Incoordenação, dificuldade para caminhar ou correr, paralisia total, paralisia parcial, fraqueza, desnutrição … são diversas as possibilidades para um quadro em que o animal começou a arrastar suas patinhas traseiras.

Em primeiro lugar, antes de mais nada é preciso identificar como tudo começou. Se o pet teve algum evento traumático como um acidente, por exemplo, ou se teve um início gradual e aos poucos esse problema foi aumentando, se ele está ou não com outras doenças (cinomose, erliquiose, botulismo) ou problemas com desnutrição, enfim. Ou seja, uma grande investigação é necessária, pois é impossível dizer a causa do problema, sem o exame do Veterinário.

Muitas doenças podem levar à fraqueza e o pet tem grande dificuldade de andar e sente falta de força para levantar, então, muitas vezes o tutor percebe isso quando o pet se arrasta pelo chão.

Algumas doenças que têm ação no sistema nervoso também podem desencadear sinais como esse. Outra possibilidade são os problemas de origem musculoesquelética, ou seja, problemas como a displasia coxofemoral, que falamos anteriormente aqui e aqui.

Se seu cachorrinho começou a apresentar esse sinal de andar se arrastando, parecendo sem forças para caminhar normalmente, a única dica é leva-lo ao Veterinário o quanto antes para um correto diagnóstico e tratamento.

 

MEU CÃO VAI VOLTAR A ANDAR?

Essa resposta depende muito da causa que levou a este problema, pois como disse anteriormente, é um problema que pode ter muitas origens, desde doenças infecciosas, problemas musculoesqueléticos, fraqueza por desnutrição, doenças do sistema nervoso, enfim. Primeiro é preciso descobrir a causa, para só então saber qual será o prognóstico do animalzinho.

Gostou da matéria de hoje?
Compartilhe com seus amigos e aproveite para sugerir um tema para as próximas semanas.

E se você tem alguma ideia ou tema que gostaria de ver retratado aqui,
deixe um comentário em nossa página no facebook.

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

John - Bicho Amigo

Este aqui é John!
Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!

Veja também:

Hernia-Perineal-MundoPet-(LupusAlimentos)
Meu pet está com um “inchaço genital”. O que fazer? (Hérnia Perineal)
Meu-cachorro-esta-cego-MundoPet-(LupusAlimentos)
Meu Cachorro está Cego – o que fazer? 5 dicas valiosas!
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest