A decisão de adotar um animal de estimação deve levar em conta vários aspectos, dentre eles, a raça mais adequada, a vacinação, as consultas ao veterinário e… O projeto de jardinagem da casa.

Sim, a ornamentação deve ser levada em consideração e o motivo é que existem algumas plantas que são tóxicas para nossos bichinhos de estimação, podendo até mesmo levá-los ao óbito!

Existem mais de 700 plantas que são venenosas, segundo alguns estudos. Algumas, quando ingeridas, podem causar diarreia ou vômito e outras são potencialmente fatais e é por isso que devemos saber quais são elas e o que fazer caso o seu animal venha a ingerir essas plantas.

Algumas dicas são de extrema importância para o conhecimento dos proprietários e a primeira delas é não ter essas plantas em casa, pois os cães, em grande maioria, mas também os gatos acabam sendo atraídos pelo cheiro, cor e até pelo gosto da planta, principalmente, os filhotes, por serem caracteristicamente, mais curiosos.

A segunda dica é que se, por acidente, você perceber que seu animal ingeriu uma planta tóxica, leve-o IMEDIATAMENTE ao Veterinário. Não tente provocar o vômito, pois a melhor pessoa para analisar se ele deve ou não ser provocado e como fazer é o Médico Veterinário, isso porque dependendo da planta ingerida, as substâncias podem irritar mais ainda a mucosa do esôfago ao provocar o vômito. E se essa indução for feita de maneira incorreta, pode ocasionar uma aspiração e o animal pode vir a ter uma pneumonia aspirativa. Também não ofereça leite, pois além de não ter nenhum efeito como antídoto contra o veneno das plantas, apenas faz com que o tratamento correto com o Veterinário demore mais para ter início.

A terceira dica é que se o proprietário vir o animal ingerindo alguma planta deve levá-la junto para a consulta, para que o Veterinário possa identificá-la corretamente e encontrar o antídoto específico.

E a última dica que também pode ajudar é lavar imediatamente a boca do animal, para diminuir a ingestão e absorção das toxinas pelo organismo.

As plantas podem ser tóxicas como um todo ou algumas podem ter apenas a semente, as folhas ou as flores como parte venenosa.

Abaixo, listamos apenas ALGUMAS das mais comuns, encontradas em jardins e que são tóxicas:

  • Azaleia, Antúrio, Arnica, Arruda, Bico de Papagaio, Comigo-Ninguém-Pode, Copo de Leite, Coroa de Cristo, Costela de Adão, Espada de São Jorge, Espirradeira, Hortênsia, Samambaia, Mamona, Aloe Vera, Babosa, Lírio e muitas outras.

Os sintomas que os animais podem apresentar são variados, como falados anteriormente, desde vômitos, diarreia, até febre, falta de apetite, apatia, taquicardia, salivação, tremores e mesmo, a morte em casos mais graves.

Para garantir a saúde e segurança do seu melhor amigo vale a pena repensar nas plantas que pretende colocar em seu jardim, pois algumas delas, apesar de sua extrema beleza, escondem toxinas em potencial que podem colocar a vida do seu pet em risco.

Larissa Salles Teixeira

CRMV/PR 11718

Cornélio Procópio – PR

794 Visualizações

Veja também:

transfusao_sangue_pet
Transfusão de sangue em cães e gatos existe?
cao_idoso
Animais idosos, atenção redobrada!
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest