Novembro Azul – prevenção para cães e gatos

 

 

Estamos em Novembro e a conscientização continua. O mês conhecido como “Novembro Azul” é o melhor momento para se atentar à prevenção do câncer de próstata em cães e gatos.  

 

As prostatopatias são muito raras em gatos, ocorrendo com maior frequência em cães e dentre todos os possíveis problemas, a hiperplasia (aumento) é a mais comum em cães machos, principalmente os de meia-idade até a fase idosa. Mas o que mais preocupa são as neoplasias, pois essas sim possuem características de malignidade, apesar da baixa incidência, ocorrem principalmente em animais que não possuem vida sexual ativa

 

Os sinais clínicos podem ser bastante inespecíficos, mas os mais comuns são a perda de peso, dificuldade/dor para defecar, incontinência urinária ou dificuldade para urinar, aumento de sede, dores abdominais, e dependendo do grau de metástase, o pet pode ter ainda dificuldade para respirar. Alguns animais, por outro lado, podem não ter nenhum tipo de sinal.

 

E se seu pet apresenta qualquer um desses sinais citados acima, muita calma nessa hora. O diagnóstico deve ser feito pelo Veterinário através do exame físico e o toque retal, onde ele consegue notar aumento no tamanho da próstata e alterações em sua estrutura. Outros exames complementares (exames por imagem, hispatológicos, análise de fluido) fecham o diagnóstico final.

 

Com relação ao tratamento, as neoplasias prostáticas em cães são bastante agressivas e quando descobertas, infelizmente já se encontram em estágio muito avançado. A combinação de radioterapia, quimioterapia, castração e retirada da próstata podem ter algum valor terapêutico, mas o prognóstico na maioria das vezes vai de reservado a ruim. Por isso, a prevenção é tão importante.

 

Novembro foi o mês escolhido para falar do assunto e a prevenção é sempre a melhor saída, ainda mais quando falamos de um câncer tão agressivo.

 

E se você quer saber como prevenir, converse com seu Veterinário e o leve regularmente para exame da próstata. Quando a doença é detectada no início, os tratamentos surtem mais efeito, existe uma menor chance de o câncer atingir outros órgãos (como pulmão, por exemplo) e as chances de recuperação são maiores.

 

Previna não apenas em Novembro, mas durante o ano todo.

 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

Nina - Bicho Amigo

Esta aqui é Nina
Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!

50648 Visualizações
( 2 )

Veja também:

5-coisas-que-a-ciencia-ja-descobriu-sobre-cachorroslupusalimentos
5 coisas que a Ciência já descobriu sobre cachorros
leucemia-felinalupusalimentos
Leucemia Felina – você está preparado para essa doença?
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest