O uso indevido de medicamentos pode levar o animal à morte, em determinados casos.

Desde que as pessoas começaram a ter mais animais em casa ou passaram a adotar e cuidar de cães abandonados é quase certo que, já passaram ou irão enfrentar uma ou outra doença com estes animais ao longo de suas vidas. E quando isso ocorre, há sempre alguém disposto a dar uma dica ou uma receitinha caseira para tratar o problema. O que muitos não sabem é que a automedicação é um perigo em potencial, que pode levar o animal à morte, em muitos casos.

Intoxicações, queimaduras, gastrite, alterações no Sistema Nervoso, como convulsões ou inconsciência são as alterações mais comuns de ocorrerem. Um grande exemplo é a aplicação de um antiparasitário potente e que é muito recomendado indevidamente. Porém, muitas raças de cães são mais sensíveis a este princípio ativo e a aplicação desta substância pode levar o animal à morte.

Outro grande exemplo de medicamento proibido em cães e gatos é o Diclofenaco. A lista de medicamentos utilizados comumente em humanos, mas que em animais pode ser fatal é mesmo enorme. Casos comuns de intoxicações podem ser vistos com muita frequência em atendimentos Veterinários.

Um problema simples que pode se tornar algo complicado, como é o exemplo dos banhos com carrapaticidas feitos na dosagem errada ou com princípios incorretos. O resultado pode ser desastroso, um animal pode ficar intoxicado, com convulsões, até mesmo em coma ou vir a óbito.

Em casos onde os animais foram envenenados é comum também as pessoas indicarem oferecer leite ao animal. Mas essa é uma atitude que, além de atrasar o início do tratamento correto pelo Médico Veterinário, não oferece nenhuma vantagem em se tratando de envenenamentos.

Os casos não são poucos e os problemas podem não ser tão simples, portanto, é importante recorrer apenas ao Veterinário em casos de doenças, pois uma receita caseira, aparentemente sem risco algum, pode trazer sérios riscos à saúde animal.

Larissa Salles Teixeira

CRMV/PR 11718

Cornélio Procópio – PR

451 Visualizações

Veja também:

latindo
Cão que ladra não morde, será?
cachorro_trsite
Perda de peso – por que isso ocorre?
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest