Um problema muito comum na rotina das Clínicas Veterinárias, causadora de grande desconforto e muitas alterações metabólicas que devem ser tratadas prontamente.

O Sistema Urinário é composto pelos rins, ureteres, bexiga e a uretra, que é o canal responsável por liberar a saída da urina.

Sejam por espasmos, má formação, neoplasias ou cálculos uretrais, a uretra pode ficar obstruída e sua passagem prejudicada. Sendo assim, a bexiga começa a acumular urina sem ter como esvaziar, correndo um sério risco de ruptura.

Os sinais, geralmente, são visíveis, exceto para aqueles que têm acesso à rua. Os animais, principalmente os gatos, apresentam sintomas como dificuldade para urinar ou urina com sangue, demonstrando muita dor e miando durante as tentativas, eles costumam fazer isso com mais freqüência, bem maior que a habitual.

A obstrução quando permanece por um período maior que 36 a 48 horas pode levar a alterações metabólicas sérias, como acidose, depressão, colapso e até mesmo a morte súbita.

O diagnóstico é feito com base no exame clínico, radiografia ou ultrassonografia e exames de urina. E o tratamento irá depender da causa da obstrução, além de um tratamento suporte que possa reduzir e corrigir estas alterações metabólicas causadas. Em todos os casos, é importante manter um bom funcionamento do Sistema Urinário como forma de prevenção, fornecendo sempre muita água ao animal, com uma boa alimentação e a caixa de areia deve ser trocada com bastante frequência. A doença pode apresentar bastante recidiva e prejudicar seriamente o trato urinário.

Uma enfermidade com alta incidência e que é considerada emergência veterinária, que se não tratada rapidamente, pode levar o animal a óbito. Ao perceber qualquer destes sinais, procure um Médico Veterinário rapidamente, para que a terapia possa ser instituída o mais rápido possível.

Larissa Salles Teixeira

CRMV/PR 11718

Cornélio Procópio – PR

Veja também:

gato
Toxoplasmose: a “Doença do gato”
cachorro_viagem
Passaporte para cães e gatos?
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest