Você percebeu que a orelha do seu cão ou gato ficou inchada de repente? Então atenção, este é um sinal bastante comum de otohematoma. Quer saber mais sobre isso e como tratar adequadamente o problema? Leia a matéria completa.

O otohematoma – pela própria definição da palavra – é um hematoma localizado na orelha do animal. Este problema pode atingir os gatos e também os cães de qualquer raça, porém, os animais mais propensos são aqueles que têm uma orelha mais comprida, como, por exemplo, as raças de cães Beagle, Poodle, Basset, Dachshund, dentre outras.

»COMO E POR QUE OCORRE O OTOHEMATOMA?

Este tipo de hematoma tende a ocorrer em consequência aos traumas ocasionados pela coceira ou algum tipo de lesão ou colisão, que fazem com que algum vaso sanguíneo se rompa e ali se forme uma “bolsa de sangue”, entre a cartilagem e a pele do animal.

O otohematoma normalmente é secundário aos casos de otite (inflamação do ouvido), miíase (bicheira) na orelha, sarna otodécica (sarna no ouvido) e demais condições que desencadeiem muita coceira na orelha. Assim, pelo próprio ato de se coçar intensamente, o animal acaba rompendo algum vaso e levando à formação do otohematoma, de forma bastante repentina.

» COMO É FEITO O TRATAMENTO DE OTOHEMATOMA EM CÃES E GATOS?

O tratamento do otohematoma pode ser feito através da sedação do animal com posterior punção do líquido, feita por um Médico Veterinário, e um curativo adequado para que a pele cicatrize. Em alguns casos, o tratamento deve ser cirúrgico. Além disso, é muito importante que a causa base do otohematoma também seja devidamente corrigida, pois senão corre-se o risco de que a situação volte a ocorrer algum tempo depois.

»O OTOHEMATOMA TEM PREVENÇÃO?

Como o problema costuma ser secundário às situações onde o pet sofre com coceira no ouvido, é fundamental tratar a causa da coceira o quanto antes, evitando, assim, que algum vaso sanguíneo se rompa. Se perceber que o animal está com desconforto, chacoalha a cabeça e se coça fortemente, leve-o ao Veterinário rapidamente para descobrir a causa e a terapia mais adequada.

Se você notou um inchaço na orelha do seu animalzinho, consulte um Médico Veterinário o quanto antes para evitar que o quadro se agrave, o hematoma se rompa de maneira espontânea e o ferimento infeccione.

 

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe com os seus amigos e continue nos acompanhando por aqui. Na semana que vem, traremos um novo tema sobre os cuidados e a saúde do seu pet.

Aproveite para deixar um comentário logo abaixo.

 

Larissa Salles Teixeira
CRMV/PR 11718
Cornélio Procópio – PR

Thor - Bicho Amigo | Lupus Alimentos

 

Este é Thor!
Quer ver seu amiguinho aqui também?
Envie a foto dele para o Bicho Amigo!

ACOMPANHE-NOS NO FACEBOOK E INSTAGRAM!

Veja também:

linfoma
LINFOMA CANINO: O QUE É?
Matéria-gato-com-carrapato-Site
Gato pode ter carrapato?
QR Code Business Card