É sabido que os cães possuem capacidade de aprender e memorizar aquilo que lhes ensinaram. Mas será que eles pensam como a gente e são tão inteligentes assim?

É sabido que os cães possuem capacidade de aprender e memorizar aquilo que lhes ensinaram. Mas será que eles pensam como a gente e são tão inteligentes assim? Se você faz parte da grande maioria das pessoas que ama os animais, você deve conhecer as raças que são tidas como as mais espertas.

Com unanimidade, em primeiro lugar: o Border Collie, uma raça que se destaca por sua esperteza e aparição em comerciais de televisão e, muitas vezes, como campeão em competições no mundo animal. Em segundo lugar: o Poodle, com sua rapidez e agilidade no aprendizado demonstra grande inteligência de forma graciosa, por baixo de seus pelos encaracolados. E o Pastor Alemão, de porte imponente e apaixonante, que é estimulado pelo trabalho, além de sua astúcia, carrega consigo características como força e coragem que o tornam um cão completo, o fazendo conquistar o terceiro lugar.

No entanto, se você tem um amigo de quatro patas em casa, não lhe importa se ele é de raça ou não, pois para você ele é o mais esperto dos cães e faz coisas que todos se perguntam: Será que os cães pensam?  E no que eles pensam?

Para responder estas e outras perguntas, atualmente, neurologistas americanos realizam estudos de ressonância magnética em cães, com o intuito de mapear suas atividades cerebrais em situações diferentes. No entanto, já podemos adiantar que eles conseguem reagir de maneira distinta respondendo ao estímulo de ganhar ou não um petisco como recompensa.

E de uma forma menos científica, analisando bem o comportamento do seu cãozinho você deve perceber que, por vezes, ele tenta enganar até o próprio dono. Sim, e isso não é apenas uma impressão sua. De acordo com especialistas, os cães possuem esta percepção de enganar os humanos em prol de si mesmos, além de outras capacidades, como por exemplo, a de aprender em média 150 palavras, podendo chegar até 250, aproximadamente.

Portanto, aquela expressão de piedade quando ele lhe pede para sair, pode ser mesmo uma atitude raciocinada por ele, como algo que funciona para conseguir o que ele quer.

Os cães, inquestionavelmente, demonstram sua inteligência nas mais diferentes situações e se mostram cada vez mais parecidos com os humanos. E você, já se pegou imaginando no que seu amiguinho está pensando agora?

Larissa Salles Teixeira

CRMV/PR 11718

Cornélio Procópio – PR

556 Visualizações

Veja também:

bigode_pet
Bigodes, para que servem?
transfusao_sangue_pet
Transfusão de sangue em cães e gatos existe?
QR Code Business Card

Pin It on Pinterest